DECEMBER 9, 2022


Ao todo, 195,3 mil pessoas do Norte de Minas já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid

Oito municípios estão com cobertura vacinal acima de 90%: Fruta de Leite; Ibiaí; Ibiracatu; Lagoa dos Patos; Matias Cardoso; Olhos D´Água; Rio Pardo de Minas e Varzelândia

SAVE_20210623_094518

Vacinação contra a Covid em Gameleiras/Foto: Divulgação

O Norte de Minas atingiu, nesta terça-feira (22), a marca de 195.358 mil pessoas já vacinadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Isso garante que, mesmo contraindo a doença, a pessoa não evoluirá para as formas mais graves.

O painel vacinômetro, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contabiliza nesta terça-feira que 463.781 mil pessoas já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19, CoronaVac, AstraZeneca, ou Pfizer. Somando a aplicação da primeira e segunda dose, os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabilizam a aplicação de 642.557 mil doses de vacinas. Isso corresponde a 77,29% de imunizantes já aplicados pelos municípios, levando em consideração a quantidade total já recebida pela região.

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes entende que à medida que o Ministério da Saúde acelera o recebimento de vacinas e repassa para os municípios, consequentemente a imunização da população vai progredir de forma mais acelerada, atingindo mais faixas etárias.

Nesse contexto, a Agna lembra da importância dos municípios manterem atualizados os dados inseridos no vacinômetro quanto às vacinas aplicadas. “Isso possibilita à SES-MG ter conhecimento da evolução da vacinação contra a Covid em cada município e, com isso, programar o envio de novas remessas de imunizantes de acordo com a realidade de cada localidade”.

Destaques

Até esta terça-feira, oito municípios da região ampliada de saúde do Norte de Minas apresentavam proporção de vacinas recebidas e aplicadas acima de 90%: Fruta de Leite; Ibiaí; Ibiracatu; Lagoa dos Patos; Matias Cardoso; Olhos D´Água; Rio Pardo de Minas e Varzelândia.

Outros 26 municípios que integram as áreas de atuação da SRS de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora apresentam percentual de vacinas recebidas e aplicadas acima de 80%: Berizal; Bocaiúva; Buritizeiro; Campo Azul; Catuti; Claro dos Poções; Francisco Dumont; Grão Mogol; Icaraí de Minas; Itacambira; Mirabela; Montezuma; Montes Claros; Nova Porteirinha; Novorizonte; Padre Carvalho; Pirapora; Porteirinha; Santa Fé de Minas; São João das Missões; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo e Várzea da Palma.

Compartilhe: