DECEMBER 9, 2022


Bombeiros orientam mãe por telefone após recém-nascido engasgar com leite materno, em Montes Claros

De acordo com os militares, o atendimento remoto e imediato pode ser decisivo para salvar vidas, como aconteceu neste caso.

Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

O Corpo de Bombeiros realizou um atendimento emergencial na noite desse domingo, (15) envolvendo uma mãe que se encontrava desesperada ao perceber que seu recém-nascido, de apenas 30 dias, estava engasgado com leite materno, no bairro residencial, em Montes Claros.

Conforme informações dos militares, o incidente ocorreu quando a mãe, em pânico, acionou a central de emergências, relatando que seu bebê estava com dificuldades respiratórias devido a obstrução. De imediato, um militar teleatendente iniciou a orientação passo a passo, com calma e precisão, para a correta desobstrução das vias aéreas do bebê, momento em que demais militares da equipe acionava o deslocamento de outros bombeiros para o local.

O profissional, ciente da urgência do caso, instruiu a mãe sobre a posição adequada para manter o bebê e os procedimentos corretos para realizar a manobra de desobstrução, que inclui a técnica de “tapinhas nas costas” e sucção das vias aéreas, adaptada para a faixa etária de acordo com os protocolos atuais. O objetivo foi garantir que o bebê mantivesse as vias desobstruídas enquanto a equipe de bombeiros se deslocava para o local.

Com a colaboração da mãe, que seguiu as orientações com precisão, o bebê conseguiu ser estabilizado até a chegada da guarnição dos Bombeiros, que, prontamente, chegou ao local para dar continuidade ao atendimento. Após a avaliação dos profissionais, o bebê foi encaminhado para um hospital para acompanhamento, mas sem sinais de maior gravidade.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter a calma e seguir as orientações dos atendentes em situações de emergência. O atendimento remoto e imediato pode ser decisivo para salvar vidas, como aconteceu neste caso. Além disso, é fundamental que os pais e responsáveis estejam cientes dos procedimentos básicos de primeiros socorros para garantir a segurança de seus filhos.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros

Coluna Gustavo Mameluque: Então é Natal!

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino