DECEMBER 9, 2022


Nova parabólica digital auxilia na inclusão de idosos

Equipamento ainda oferece programação gratuita e diversificada com mais de 80 canais; em Minas, mais de 170 mil famílias podem solicitar o equipamento de graça

Foto: Divulgação/sigaantenado.

Com a instalação de mais de 4,2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital em lares de famílias de menor renda (cerca de 140 mil em Minas Gerais), inúmeros brasileiros da terceira idade passaram a contar com uma programação televisiva diversificada e acessível. A mudança de tecnologia tem permitido que idosos encontrem uma nova companhia na televisão, com uma qualidade de imagem e som que antes era limitada com a antiga antena.

Para Julieta Teixeira de Andrade, de 82 anos, moradora de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a nova parabólica digital trouxe uma forma de continuar exercendo sua fé, mesmo sem poder frequentar a igreja devido a problemas de saúde. A filha de Julieta, Renata Teixeira, explica que a mãe passou a acompanhar diariamente missas e programas religiosos, especialmente nos canais Rede Vida e TV Imaculada. “Acompanhar os canais religiosos dá a ela uma sensação de ocupação,” diz Renata. A nova parabólica se tornou uma companhia para Julieta, que encontrou nesses programas um conforto e uma forma de preencher seus dias.

Em Curitiba, no Paraná, a aposentada Valtelina Borges, de 76 anos, também se beneficiou com a mudança da parabólica tradicional para a nova parabólica digital. Diagnosticada com Alzheimer, ela encontra na televisão uma forma de conexão com seus oito filhos, que se revezam nos cuidados diários. Para Daniel Borges, um dos filhos, a programação da nova parabólica digital é essencial para acalmar e entreter a mãe. “Assistimos a filmes, jogos e novelas, principalmente as antigas, pois ela consegue se lembrar do que passou. A TV faz muito bem a ela”, relata Daniel. A troca para a nova parabólica digital enriqueceu a rotina de cuidados e lembranças nesta família.

No Rio de Janeiro, a aposentada Maria da Penha Zambon, de 78 anos, encontrou nos canais religiosos uma maneira de se manter conectada à sua espiritualidade. A qualidade da imagem e do som da nova parabólica digital transformou sua experiência. “Agora a imagem é boa, a parabólica pega todos os canais que eu gosto, como os religiosos Rede Vida, TV Evangelizar, Canção Nova e TV Imaculada. É o que eu mais vejo com meu marido,” comenta Maria da Penha. Após a instalação da nova parabólica digital, ela recomendou o serviço para conhecidos, que também puderam obter o kit gratuito.

Em Cuiabá, no Mato Grosso, Maria Egina Costa Campos, de 70 anos, usa a televisão como uma ferramenta essencial para combater a desinformação. Para ela, assistir ao jornal diariamente é um hábito indispensável, especialmente em tempos em que as informações chegam de maneira distorcida por outros meios. “Eu preciso ver o jornal diariamente. Vou saber da notícia por outras pessoas? Não sei se estão falando certo… Por isso, tenho que assistir ao jornal,” comenta Maria Egina. Junto com sua filha e netos, ela ficou sabendo do programa Siga Antenado e agendou rapidamente a instalação da nova parabólica digital. “Foi muito rápido, até me admirei. A TV é muito importante, ainda mais na minha idade,” completa.

A programação da nova parabólica digital inclui mais de 80 canais com conteúdos variados, muitos deles ideais para o público idoso. Entre os canais de destaque estão:

  • TV Brasil e TV Cultura: programas culturais e educativos com foco na história e cultura do Brasil.
  • Rede Vida, Canção Nova e TV Aparecida: conteúdos religiosos que oferecem desde transmissões de missas até programas de reflexão e espiritualidade.
  • Globo, Record e Band: exibição de novelas e filmes clássicos que remetem a histórias antigas e proporcionam um toque de nostalgia.
  • TV Escola e Canal Rural: programas educativos e sobre a vida no campo, abordando temas como sustentabilidade e agricultura, valorizando o cotidiano.

Quem tem direito
A adesão ao programa é gratuita para beneficiários cadastrados no CadÚnico que usam a parabólica tradicional para assistir à TV. A Siga Antenado orienta que idosos que precisem de ajuda com o processo de solicitação de instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital contem com o apoio de familiares ou amigos para fazer o agendamento. Após a solicitação, a instalação é realizada em poucos dias por técnicos capacitados.

A equipe de atendimento está disponível por meio dos seguintes canais:

  • Telefone: 0800 729 2404 (ligação gratuita ou mensagem de WhatsApp)
  • Site oficial: com.br
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Acidente Cidade Corpo de Bombeiros Militar Minas Gerais

O que já se sabe sobre o gravíssimo acidente com 41 mortos na BR-116, em Teófilo Otoni?