DECEMBER 9, 2022


Cultura de SST no HDG

Ações de conscientização marcam Dia do Técnico em Segurança do trabalho

Foto: ASCOM HDG

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (SESMT) do Hospital Dilson Godinho (HDG) realizou ações sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores.

Nos dois dias, a recepção da Copa do HDG recebeu colaboradores para participar das comemorações pelo dia do Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.

Os dois dias de eventos tiveram como objetivo compartilhar as orientações sobre a importância da Segurança do Trabalho e promover o conhecimento dos colaboradores sobre a saúde e segurança no ambiente laboral. Tudo isso de forma harmônica, interativa e clara.

O principal objetivo da Segurança do Trabalho dentro de uma empresa é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos empregados, prevenindo acidentes e criando condições seguras para o exercício das atividades profissionais. As ações adotadas visam evitar danos à saúde e garantir que os colaboradores possam exercer suas funções sem riscos.

“Momentos assim conscientizam e auxiliam na preservação da saúde dos trabalhadores, mas também garante que eles possam realizar suas funções de maneira eficiente e sem limitações”, pondera o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho.

Silene Oliveira Cruz, Técnica em Segurança do Trabalho fala com carinho e orgulho sobre a profissão em mais de 10 anos dedicados ao SESMT dentro do HDG.

“É imprescindível atribuir a responsabilidade a cada indivíduo dentro da organização e reforçar que a segurança é responsabilidade de todos nós, pois ela depende da soma de esforços individuais’.

 Treinamentos bem estruturados com orientações adequadas são, na minha opinião, a melhor solução para a prevenção de acidentes. Não podemos esquecer das avaliações ‘in loco’, que são essenciais para acompanhar a execução das tarefas e observar os aspectos de cada colaborador e função. Após a avaliação, é necessário gerar relatórios com os itens de não conformidade, especialmente aqueles que representam riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores. Esses relatórios devem ser compartilhados com os coordenadores, solicitando reparos ou adequações necessárias”, explica a técnica.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino