Estão abertas até o dia 20/12/2024 as inscrições do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Nesta edição, o ProfEPT está ofertando 656 vagas no curso de mestrado, que é gratuito e ministrado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país.
Pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), são 14 vagas, sendo sete para servidores do Instituto e sete para ampla concorrência. Nas duas categorias, há vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e pretos, pardos, indígenas (PPI). As vagas são divididas entre as duas linhas de pesquisa do mestrado: linha 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e linha 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.
O mestrado ProfEPT é ofertado na modalidade presencial com parte das atividades a distância – até 30% da carga horária. No caso do IFNMG, as aulas acontecem no Campus Montes Claros (Rua Dois, 300, Bairro Village do Lago), quinzenalmente, às quintas e às sextas-feiras (manhã e tarde).
A conclusão do mestrado, que deverá ocorrer no prazo de 24 meses, está condicionada às seguintes ações: apresentação e validação, por meio de banca, de um produto educacional em EPT; apresentação de um trabalho de conclusão de curso a ser defendido, que deverá contemplar o produto educacional, bem como o relatório de pesquisa em forma de dissertação; e apresentação de comprovante de submissão de trabalho completo em anais de eventos ou de artigo, em periódico indexado, ou capítulo de livro qualificado na área de concentração em EPT, em coautoria com o orientador, relacionado ao trabalho desenvolvido no curso.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo do mestrado seguem até o dia 20/12/2024, no site do ProfEPT. O mestrado é gratuito, mas para a seleção é cobrada uma taxa no valor de R$ 160,00. É possível solicitar a isenção dessa taxa até o dia 14/11/2024. Para isso, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda.
De todos os candidatos, é exigido o diploma de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso de graduação. Para concorrer às vagas de ampla concorrência, é necessário que o candidato comprove ter atuado, entre os anos de 2023 e 2024, por, pelo menos, um semestre completo ou 80 horas totais, em espaços formais ou não-formais, no exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, públicos ou privados, desenvolvendo atividades em cursos ou programas de:
– Formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional;
– Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM);
– ou Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior (graduação ou pós-graduação).
Exame e seleção
A seleção dos candidatos ao mestrado ProfEPT é feita por meio do Exame Nacional de Acesso, que corresponde a uma prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha.
A prova versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas no edital de seleção. As questões objetivas considerarão domínio de conteúdo e interpretação adequada de situações apresentadas, tendo, cada uma delas, quatro opções de resposta, das quais apenas uma será correta.
A previsão, conforme o Edital, é que a aplicação do Exame Nacional de Acesso seja no dia 23/02/2025, das 14h às 18h. Para os candidatos às vagas ofertadas pelo IFNMG, a prova será aplicada em Montes Claros.
Para mais informações, leia o Edital nº 01/2024. Em caso de dúvidas, os contatos são com a coordenação nacional do programa, pelo e-mail profept@ifes.edu.br, ou com a coordenação local, pelo e-mail profept.ifnmg@gmail.com
Clique aqui para acessar o Edital nº/2024 e realizar a inscrição.
Compartilhe: