O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) selecionará docentes, bem como bolsistas e colaboradores externos para funções administrativas para atuação nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Aquicultor, de Operador de Beneficiamento de Pescado e de Agente de Desenvolvimento Cooperativista que serão ofertados nas cidades de Capelinha, Itaipé, Montes Claros e Janaúba. A qualificação é voltada à produção aquícola para integrantes de grupos sociais envolvidos na aquicultura.
O Edital nº 936/2024 trata da seleção simplificada de docentes para lecionar nas cidades de Janaúba, Montes Claros, Capelinha e Itaipé. No total, há 42 disciplinas, e o professor pode ministrar mais de um conteúdo, conforme disponibilidade e classificação. Já o Edital nº 937/2024 se refere à seleção simplificada de, no total, 10 bolsistas e colaboradores externos para o exercício de funções administrativas na Reitoria e nos campi Janaúba, Montes Claros, Teófilo Otoni, Capelinha e Itaipé.
Para o edital de seleção de docentes, o período das inscrições será das 08h do dia 05 de outubro de 2024 até o dia 27 de outubro de 2024. Conforme o edital de seleção de bolsistas e colaboradores externos para o exercício de funções administrativas, as inscrições devem ser feitas das 8h do dia 07 de outubro de 2024 até o dia 18 de outubro de 2024.
Clique aqui e acesse o Edital nº 936/2024 – Seleção de docentes.
Aquicultura no Norte de Minas: caminho para o desenvolvimento sustentável e geração de empregos
A aquicultura é uma atividade produtiva que tem sido mostrada crucial para o desenvolvimento econômico sustentável, a segurança alimentar e a geração de empregos em diversas regiões do mundo. O projeto de aquicultura é um importante passo para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil. Tem o potencial de contribuir para a melhoria da produtividade, da qualidade e da competitividade da produção, além de promover o acesso ao mercado para produtos da aquicultura brasileira.
Ao fornecer treinamento especializado, a região do Norte de Minas Gerais pode se posicionar estrategicamente para atender à demanda crescente de peixes, aproveitando oportunidades econômicas emergentes e ao capacitar a mão de obra local em aquicultura, o projeto contribuirá para o desenvolvimento sustentável da região, equilibrando as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Isso resultará em comunidades mais resilientes e preparadas para enfrentar os desafios futuros.
O Bolsa Formação – Programa Aquicultura será desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFNMG. Caso exista qualquer dúvida acerca das instruções contidas nos editais, o candidato pode enviar mensagem à Comissão Responsável pelo edital, através do e-mail selecao.fadetec@gmail.com.
SAIBA MAIS
– Página “Editais Curso de Qualificação Profissional em Aquicultura”
– Baixe o Edital nº 935/2024 (download imediato)
Compartilhe: