O Enem é um dos principais meios de ingresso às faculdades e universidades do Brasil, e as provas da edição de 2024 serão em 3 e 10 de novembro. Nos dois domingos consecutivos, os estudantes testarão os conhecimentos em diversas matérias das áreas de humanas, ciências e redação.
Confira:
Quando sai o resultado do Enem 2024?
Os gabaritos oficiais do Enem 2024 serão divulgados no dia 20 de novembro, 10 dias após o último dia de prova. Já o resultado, com as notas dos estudantes, será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
Qual o cronograma das provas?
No primeiro domingo (3 de novembro), os candidatos vão realizar provas de Ciências Humanas, Linguagens e a redação. Já no segundo domingo (10 de novembro), serão testados os conhecimentos dos estudantes nas questões de Ciências da Natureza e Matemática. As provas de múltipla escolha possuem 45 questões cada uma.
Como funciona a reaplicação das provas?
As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, nos dias 10 e 11 de dezembro – a divulgação antecipada das datas da reaplicação também é uma novidade do Enem 2024. Essa alternativa é disponibilizada, em casos específicos, às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital.
Quais itens são obrigatórios levar?
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, físico ou digital.
Não é obrigatório, mas é aconselhável levar também o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
Quais itens podem eliminar o candidato?
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala, ao ingressar na sala de provas:
- Cartão de Confirmação de Inscrição.
- Declaração de Comparecimento impressa.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
- Livros, bula, manuais, impressos, anotações.
- Protetor auricular.
- Relógio de qualquer tipo.
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar.
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Antes de entrar na sala o candidato receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Guarde o envelope abaixo da carteira, lacrado e identificado, com eletrônicos desligados.
Quais documentos de identificação são aceitos?
É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.
Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista.
O Instituto aceitará, ainda, a documentação válida para estrangeiros, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Com o aumento do número de documentos disponíveis para comprovar a identidade do participante, não será mais permitido apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.), em caso de perda de documentos físicos. A medida também está relacionada à segurança do exame.
É possível usar a nota para estudar no exterior?
Atualmente, 35 instituições públicas de ensino em Portugal aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em processos seletivos. O Inep disponibiliza a lista completa com todas elas e o site de cada uma.
Para participar, o estudante precisa acessar o site da faculdade que tem interesse e se inscrever de acordo com o processo de cada uma delas. Clique aqui para acessar a lista.
Quais foram os últimos temas da redação?
2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”;
2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”;
2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”;
2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”;
2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”;
2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”;
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”;
2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”;
2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”;
2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”
2013: “Qual o objetivo da “Lei Seca ao volante”?”
2012: “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
Como acessar provas anteriores do Enem?
O acervo das provas anteriores do Enem fica no site do Inep, em https://www.gov.br/inep. Há registros de provas há mais de 25 anos, algumas ainda no formato antigo. Veja abaixo algumas provas antigas do Enem:
- Enem 2023
- 1º dia
- 2º dia
- Tema da redação
- Enem 2022
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2021
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2020
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2019
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2018
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2017
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2016
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2015
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2014
- 1º dia
- 2º dia
- Enem 2013
- 1º dia
- 2º dia