DECEMBER 9, 2022


Semana do Conhecimento da UFMG reúne comunidade acadêmica e público externo em atividades no campus Montes Claros

Até esta sexta-feira, 25, serão realizados minicursos, palestras e cursos gratuitos

Foto: Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claro

33ª Semana do Conhecimento da UFMG começou na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro. Após apresentações musicais, foi realizada a abertura oficial do evento. O diretor em exercício do campus regional Montes Claros, Alcinei Azevedo, destacou a importância do tema desta edição do evento Diversidade: conhecer, preservar e restaurar. Azevedo também falou sobre a programação desta semana. “É um tema muito importante, principalmente nos dias de hoje em que nos deparamos com condições extremas que têm nos assolado de forma muito severa. Dentro desta perspectiva, teremos nesta semana vários minicursos e palestras ofertados pela Unidade Acadêmica. São mais de 18 atividades que já tiveram mais de 400 inscrições. E ainda teremos o evento do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, a Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Workshop da Pós-Graduação”. 

O evento seguiu com a premiação de Relevância Acadêmica dos trabalhos apresentados durante a primeira etapa da Semana do Conhecimento. De acordo com a organização do evento nesta edição, foram inscritos 166 trabalhos de pesquisa, 66 de extensão e 13 de ensino. Somados os trabalhos representam um aumento de 26% em relação a 2023. Foram premiados um trabalho na categoria Ensino, 14 na categoria Pesquisa e sete de extensão. Os premiados apresentarão os trabalhos durante a Semana do Conhecimento no campus Pampulha, em Belo Horizonte. 

O segundo dia da Semana do Conhecimento da UFMG foi marcado pela participação da comunidade externa nas atividades. Pela manhã, 75 alunos do terceiro ano do ensino médio técnico da Escola Estadual Delfino Magalhães participaram da palestra, As possibilidades de pesquisa envolvendo a Cromatografia dentro do ICA/UFMG, ministrada pelo professor do campus regional Montes Claros, Flaviano Silvério. Para a coordenadora do curso técnico em Química da escola, o evento é uma grande oportunidade na formação dos estudantes. “É uma oportunidade única de crescimento, uma vez que eles não tinham ainda tido acesso a nenhum evento desta natureza. A gente que já passou pela universidade sabe o quanto é importante essa base na formação profissional”. 

Na entrada do bloco C, foi montada a Blitz da Saúde oferecida pela Seção de Saúde do Trabalhador do campus. Cinco minicursos foram realizados ao longo do dia. Entre eles, o de Boas práticas de cultivo de plantas medicinais. Na atividade, os participantes aprenderam além de como cuidar das plantas, os cuidados e modo correto de preparo de chás, xaropes e pomadas.  Jandira é aposentada e soube do minicurso por meio da filha. Como mora em um sítio, se interessou pelo assunto e assistiu às aulas atenta. “Eu costumo plantar algumas plantinhas medicinais. Com este curso, já tive novas ideias. Descobri aqui que preparava alguns remédios da forma errada. Gostei demais. Poderia ter outras vezes”, conta. 

Outro minicurso oferecido foi o de Produção e uso de flores comestíveis realizado pelo Grupo de Estudos em Floricultura e Paisagismo (GEFLOP). Os participantes aprenderam a importância do uso de flores cultivadas no sistema agroecológico para esta finalidade. E também viram a aplicação prática das flores comestíveis pratos simples como biscoitos amanteigados decorados com pétalas de flores, patê com flores, bolos, tortas salgadas e até um chá de hortelã adoçado com pétalas de rosas. Possibilidades que surpreenderam os participantes. “É uma inovação na nossa região. A gente não vê o pessoal que trabalha com a área gourmet com este tipo de abordagem. Os biscoitos coloridos, por exemplo, chamam muito a atenção das crianças. Chama a atenção os sabores. A flor cristalizada é surpreendente, o sabor se destaca. É fantástico. Estou encantada”, afirmou Junaí Carvalho, professora do Instituto Federal do Norte de Minas. 

Programação
A programação da 33ª Semana do Conhecimento segue até esta sexta-feira, 25 com atividades diversificadas. Até o dia 23, serão realizadas palestras e minicursos. As inscrições devem ser feitas pelo 
aplicativo de eventos da UFMG.
Confira a programação completa 
aqui.
No dia dia 23 de outubro, das 8h30 às 12h, auditório do Bloco C, será realizado o evento técnico 
Inovação e Sustentabilidade: os desafios da aviação agrícola. As inscrições são 100% gratuitas e podem ser feitas através de formulário on-line.
No dia 24, será realizada a 11ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 21 de outubro. A inscrição deverá ser feita até as 17h do dia 21 de outubro pelo e-mail da coordenação: 
feiracienciasvjnorteminas@gmail.com.
Mais informações e edital completo 
aqui.
Encerrando as atividades da Semana do Conhecimento, será realizado, no dia 25 de outubro, o 3º Workshop da Pós-Graduação. O evento contará com uma programação diversificada, incluindo palestras inspiradoras ministradas por especialistas renomados, além de apresentações orais e de pôsteres de trabalhos selecionados. Inscrições para participação no workshop podem ser feitas até o dia 24 de outubro 
pela internet.
O prazo para submissão de resumos se encerra no dia 10 de outubro. Mais informações na 
página do evento.

Compartilhe: