DECEMBER 9, 2022

Roda de conversa vai discutir formação e difusão no audiovisual durante Festival de Cinema em Montes Claros

O Festival de Cinema de Montes Claros acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Corredor Cultural no Centro da cidade

Matheus Rufino: políticas públicas para o audiovisual. Foto: Divulgação

Matheus Rufino, gestor da Rede Minas em Belo Horizonte, e Rádio Inconfidência, AM e FM, e com atuação na elaboração de editais para leis de incentivo ao  audiovisual nas políticas públicas, é um dos convidados para o Festival de Cinema de Montes Claros (MG), em comemoração aos 21 anos do Cineclube Cinema Comentado, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

Ao lado do carioca Cavi Borges, diretor e produtor cinematográfico, Matheus Rufino participa da Roda de Conversa “Políticas Públicas: da formação à difusão”.  De acordo com Matheus, a ideia é cobrir toda a cadeia, começando com a capacitação, passando pelo desenvolvimento, até chegar à exibição, nas mostras e festivais.

Matheus considera importante também a formação para gestores, “é preciso buscar parceiros para continuarmos a formação dos realizadores, o que também é fundamental”, explica. Este, segundo ele, seria o ponto crítico, investir em projetos de formação de agentes culturais. “Isso iria fortalecer a organização dos conselhos estaduais e municipais de cultura”, avalia.

Para Matheus Rufino, a expectativa com o Festival de Cinema em Montes Claros é grande, principalmente porque a organização conseguiu produzir uma programação de qualidade, que vai envolver oficinas, rodas de conversa e discussões sobre o fazer cinematográfico, além de reunir bons shows musicais. “É uma forma de amadurecer e reunir interessados no setor, conhecer as possibilidades, as possíveis parcerias e falar sobre a distribuição. Vocês estão dando um passo para além”, diz Matheus.

A Roda de Conversa com Matheus Rufino e Cavi Borges está marcada para o dia 20 de outubro, de 16 às 18horas, no Museu Regional. O Festival de Cinema de Montes Claros acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Corredor Cultural no Centro da cidade, com produção da Fulô Comunicação e Cultura, e apoio do Museu Regional do Norte de Minas, Curso de Cinema e Audiovisual-Vestibular 2025, Departamento de Extensão da Unimontes, PREX, com recursos da Lei Paulo Gustavo, LPG. Toda a programação é gratuita.

Compartilhe: