Nesta quarta-feira, dia 9, às 14h, será realizada na Câmara Municipal de Montes Claros, a solenidade de homenagem aos 56 anos da Universidade Federal de Minas Gerais no município. A solenidade foi proposta pelo vereador Cláudio Rodrigues – Claudim. A cerimônia faz parte das comemorações do aniversário do campus, celebrado no dia 11 de outubro. Membros da reitoria e diretoria da Unidade Acadêmica representarão a Universidade no evento.
56 anos da UFMG em Montes Claros
Em 11 de outubro de 1964, o Ministério da Agricultura criava o Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde”. Inaugurada em 2 de julho de 1966, a instituição com sede em Montes Claros oferecia formação profissional de segundo grau. Em 1968, a escola foi incorporada à UFMG. Sete anos depois, passou a oferecer cursos superiores de curta duração e recebeu a denominação de Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias. Em 1976, o núcleo foi elevado a Campus Regional de Montes Claros.
Em 1998, o curso de graduação em Agronomia foi instalado na instituição. A primeira turma começou suas atividades no ano seguinte. Em 2005, o campus Regional de Montes Claros passou a oferecer o curso de Zootecnia. O nome Instituto de Ciências Agrárias (ICA) foi adotado em 2007, quando ganhou autonomia como unidade acadêmica da UFMG. As peculiaridades, vocações e necessidades do semiárido direcionam todo o trabalho desenvolvido no campus.
Atualmente, o campus Montes Claros oferece cursos de Graduação em Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntos, somam 242 vagas anuais. A partir de 2025, deve passar a oferecer também cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. A Unidade Acadêmica também oferece especialização em Recursos Hídricos e Ambientais; mestrado em Administração Pública (mestrado profissional), Alimentos e Saúde, Ciências Florestais e Produção Animal. A instituição tem ainda mestrado e doutorado em Produção Vegetal e em Sociedade, Ambiente e Território (UFMG/Unimontes). O campus Montes Claros reúne mais de 1,3 mil alunos de graduação e pós-graduação.
Assistência Estudantil
A UFMG possui uma Política de Assistência Estudantil voltada para garantir a permanência de estudantes classificados socioeconomicamente, em todo o percurso acadêmico, contribuindo para a redução de desigualdades sociais e a equalização de oportunidades no seu acesso à educação superior pública. Para além dos programas de alimentação, assistência à saúde, bolsas e estágios, o acesso à Moradia tem sido o grande carro chefe do campus Montes Claros. Atualmente, são oferecidas 148 vagas na Moradia Cyro Versiani dos Anjos.