DECEMBER 9, 2022


Missão Minas- Ceará: a busca por soluções sustentáveis para a gestão hídrica

O projeto tem como foco principal os projetos de preservação de água, visando a viabilização de barragens em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais

Foto: Divulgação

Chegou ao fim a missão Ceará-Minas, um projeto que teve como foco principal os projetos de reservação de água, visando a viabilização de barragens em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais. A iniciativa, liderada pela SOCIEDADE RURAL DE MONTES CLAROS, contou com a participação de representantes do setor agrícola e governamental, buscou enriquecer o debate e potencializar ações eficazes em prol da gestão dos recursos hídricos, no Norte de Minas.

Ao longo da missão, a Sociedade Rural organizou uma série de encontros com especialistas e representantes de diversas instituições. Entre os participantes estavam Hilda Loschi, do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros; Marcelo Fonseca, Diretor-geral do IGAM; além de Carlos Prado e Eduardo Martins, da Codemge; Ricardo Demichelly, da Seapa; e Carlos Alexandre, do Idene. Essa diversidade de especialistas visa garantir que diferentes perspectivas sejam consideradas na busca por soluções para a água, um recurso vital para o desenvolvimento socioeconômico da região.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
O evento foi marcado pela presença de importantes figuras do cenário cearense, como informou o Presidente da Sociedade Rural, José Henrique Veloso, que destacou ainda a importância da colaboração entre os setores público e privado para o desenvolvimento sustentável.

“É fundamental unirmos forças e compartilharmos experiências para enfrentar os desafios que temos pela frente. A água é um recurso precioso e deve ser gerido com responsabilidade e inovação”, enfatizou Veloso, reconhecendo a dedicação de todos os envolvidos.

Ele também salientou que evento contou com a presença de Silvio Carlos, Secretário Executivo de Desenvolvimento do Estado do Ceará e Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem. Sua liderança e compromisso com o desenvolvimento hídrico foram notáveis, servindo como um exemplo de como a gestão eficaz pode promover melhorias significativas na vida dos cearenses.

“Além de Silvio, outras autoridades que contribuíram para o fortalecimento do debate merecem ser destacadas: Hypedes Macedo, considerado o maior mentor do planejamento hídrico do Ceará e ex-secretário nacional de recursos hídricos, que trouxe sua vasta experiência e conhecimento para enriquecer as discussões. Erildo Pontes e Flávio Barreto, ambos ex-secretários de Agricultura do Estado do Ceará, também foram fundamentais ao compartilhar suas visões e estratégias sobre como o setor agrícola pode se adaptar e prosperar diante das mudanças climáticas e das demandas por recursos hídricos”, explicou o Presidente da Rural.

A MISSÃO
A jornada começou com visitas à Federação de Agricultura do Estado do Ceará (FAEC), onde os participantes puderam conhecer como a agricultura irrigada tem se desenvolvido e qual o impacto econômico que essa prática traz para os produtores cearenses. A equipe teve a oportunidade de entender melhor a gestão dos recursos hídricos através da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Ceará, onde discussões aprofundadas abordaram a importância de um planejamento adequado e a eficiência no uso da água.

Um dos destaques dessa missão foi a visita à Barragem do Castanhão, um dos maiores reservatórios do Ceará, que possui uma capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos. O Castanhão não só abastece a metrópole de Fortaleza, mas também irrigação em áreas semiáridas do Estado, ressaltando a importância de um empreendimento que garante a sustentabilidade de uma região marcada por períodos de seca severa.

Os participantes também realizaram uma visita ao Complexo do Pecém, um dos maiores portos de exportação do Brasil. Essa visita teve como objetivo entender a logística envolvida na exportação de produtos como aço e frutas, reforçando a importância da infraestrutura para o desenvolvimento econômico da região.

Em um encerramento produtivo, os participantes se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, onde puderam dialogar sobre melhorias na gestão de recursos hídricos e o papel da secretaria no agronegócio. Dentre as presenças, destacou-se Francisco Teixeira, ex-ministro da Integração Nacional, reconhecido por sua expertise em recursos naturais.

“Em um clima de otimismo e acolhimento, os representantes de Minas e Ceará reforçaram a importância da troca de experiências e da colaboração entre os Estados como estratégias para enfrentar as adversidades climáticas e aprimorar a gestão hídrica. A missão Ceará-Minas não só proporcionou um aprendizado mútuo, mas também sinalizou um compromisso renovado com a gestão sustentável da água, essencial para assegurar um futuro próspero e resiliente para as comunidades envolvidas. Com as discussões e aprendizados adquiridos, espera-se que ações concretas sejam implementadas nos próximos meses, beneficiando não apenas o agronegócio, mas toda a população”, destacou Flávio Oliveira, diretor financeiro da Sociedade Rural de Montes Claros.

Segundo Flávio, é necessário fazer um planejamento mais amplo de longo prazo para que a nossa região possa encontrar o caminho do desenvolvimento pleno.

 

Compartilhe: