Idealizada em 2015, com o objetivo de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda, a campanha Setembro Amarelo é um movimento que vem crescendo, com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.
Diante desta importância, o Montes Claros Shopping disponibiliza aos clientes, no período de 5 a 30 de setembro, o Plantão Psicológico, atendimento psicoterapêutico breve destinado à comunidade que a ele recorre espontaneamente.
O Plantão Psicológico, enquanto modalidade da psicologia, é uma escuta pautada no cuidar e, sobretudo em promover um espaço em que o próprio sujeito cuide de sua condição existencial.
Os plantões psicológicos voluntários serão online, mediante agendamento prévio. Os interessados devem acessar o site do Montes Claros Shopping, preencher um formulário no qual solicitam uma sessão de terapia com os profissionais. Em seguida, os terapeutas farão contato para efetivar o agendamento e encaminhamento do link da sessão online.
O link de acesso ao formulário para solicitar a sessão de terapia é:
https://www.montesclarosshopping.com.br/fique-por-dentro/setembro-amarelo.htm
De acordo com a psicóloga Flávia Ribas, coordenadora dos Plantões Psicológicos, atualmente as pessoas estão mais preocupadas com as aparências, buscando escapes que anestesiem suas dores. “Felizmente, já percebemos um aumento no número de pessoas que busca ajuda, mas ainda há um tabu em torno da terapia. Sem saúde emocional não há saúde física e espiritual. A saúde emocional é o regulador da vida” destaca.
A proposta do plantão psicológico não é “resolver problemas” nem substituir a psicoterapia, mas impulsionar possíveis processos de autorregulação, avaliar os recursos disponíveis e ampliar o leque de manejo da crise vivenciada.
“O conceito de nossa ação é incentivar o autocuidado e trabalhar a saúde mental como uma chave para um elo consigo mesmo, reforçando a importância do amor-próprio. O Montes Claros Shopping promove a campanha que visa a saúde e bem-estar de seus visitantes, com a participação de psicólogos voluntários para lhes auxiliar. É importante ficarmos atentos aos comportamentos das pessoas ao nosso redor e ajudar da melhor e mais assertiva forma possível. Em momentos difíceis e de crise, precisamos entender que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, salienta Marília Viscondi, gerente de marketing do Montes Claros Shopping.
De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, o dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Compartilhe: