DECEMBER 9, 2022


Coluna Gustavo Mameluque: Nossos Pais…

Desejo na oportunidade um “ Feliz Dia dos Pais” a todos os pais leitores, assinantes e que prestigiam a nossa coluna

Poderia falar de economia. Poderia falar das últimas convenções partidárias. Poderia ainda falar da excelência da nossa ginasta Rebeca Andrade e da competência de Simone Biles nas olimpíadas de Paris. Por fim poderia falar ainda da apoteose de Celine Dione ao cantar o “Hino do Amor” sob a Torre Eifel na abertura dos jogos. Quem sabe comentar sobre o “ duvidoso” e “ complexo” processo eleitoral venezuelano ou ainda sobre o último bombardeio israelense na Faixa de Gaza. Ou sobre o abate do Chanceler do Hamas em Teerã. Poderia ainda, por fim, falar sobre o fechamento de um ciclo laboral que se aproxima após quarenta anos de serviço público; mas tudo isto ficará para depois. Porque hoje falarei dos nossos pais. Por quê? Porque amanhã é o dia dos pais. Para falar dos pais é preciso primeiro falar de José, marido de Maria, pai de Jesus. E também de Abraão, pai dos Judeus. E de Moisés, pai da libertação do Egito. E de Isac, e de Jacó. E também do “ Pai dos pobres e injustiçados: Jesus Cristo”.

Em um segundo momento enaltecer nossos pais; ou nosso Pai. E também aqueles que durante a nossa caminhada nos acolheu como um verdadeiro pai. Cada filho vai fazer um esforço de memória e como em um filme rápido, lembrar do pai. Esteja ele ainda vivo ou já em outro plano de vida. Para ajudar a “ puxar” a memória de cada um relembro meu pai. E as primeiras imagens que tenho dele. Dirigindo um velho Jeep em São Francisco-MG. Ou uma rural vermelha em Pirapora. Sempre cuidando dos quatro filhos e nos protegendo. Com muita serenidade. De forma silenciosa. Sem arroubos… Depois observei a sua advocacia solidária e seu trabalho na “ Pastoral Carcerária” e no “ Conselho Penitenciário Regional, antigo órgão da estrutura da Execução Penal. Depois o pai conselheiro e Mestre. Pai que observava e guiava, do seu jeito. Sem alarde!!! Um homem devoto a Deus, a seus familiares, em especial ao irmão Marcelo, e aos verdadeiros amigos. Homem humilde e simples. Infelizmente acometido com o mal de Alzheimer ainda aos 80 anos. E após este sofrimento o descanso: Dr. Pedro Mameluque  Mota. E aqueles que também fizeram o papel de pai em nossas vidas?! Por que não lembrar cada um? Meu avô materno Manoel Jovino Filho, meu Tio Cristóvão Caxito, Dr. Mário Paulino Santana, Padrinho Geraldo Capitão, Padrinho Noca, Pe. Antônio Carlos da Silva, Dom Geraldo, Wanderback Quadros, Nelson Gomes dos Santos,Tancredo Macedo e Affonso Lopes de Aguiar.

Todos cumpriram e cumprem, cada um do seu jeito, a missão de pai!

Pai que que acolhe, pai que ama, pai que orienta, pai que perdoa!!!

Desejo na oportunidade um “ Feliz Dia dos Pais” a todos os pais leitores, assinantes e que prestigiam a nossa coluna ao longo dos anos.

Parabéns e que Deus nos proteja a todos!!!

“E ainda somos os mesmos, como os nossos pais!!!!”

Gustavo Mameluque. Jornalista. Especialista em Administração

Pública pela Fundação João Pinheiro. Membro do Instituto Histórico e

Geográfico de Montes Claros

 

Mameluquegustavo.blogspot.com

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino

Theodomiro Paulino

Coluna de Thedomiro Paulino

Theodomiro Paulino