O Norte de Minas recebeu nesta sexta-feira (07), uma nova remessa de 258.500 mil seringas agulhadas que serão repassadas aos 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS), para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19.
Em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) entregou aos 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas 527 mil 500 seringas, que estão sendo utilizadas para a vacinação contra a Covid.
Além das seringas, a SES-MG disponibiliza 8 mil 100 testes rápidos para detecção de antígenos da Covid-19 para 68 municípios do Norte de Minas. O quantitativo repassado aos municípios toma como base o número de requisições de exames registrado no Gerenciador de Ambiente Laboratorial – (GAL), considerando o intervalo de tempo que compreende todo o ano de 2020 até 13 de março deste ano.
Os testes são imunológicos que detectam a presença de um antígeno viral específico. São testes que podem ser feitos no local de atendimento de pacientes, com precisão de 98,6%. Os resultados são obtidos em 15 minutos.
Como explica a Superintendência Regional, a orientação repassada pela SES-MG aos municípios é que os testes rápidos devem ser realizados entre o terceiro e o sétimo dia em pessoas com sintomas da Covid-19, nos seguintes grupos prioritários: pessoas com síndrome respiratória aguda grave com indicação de internação; profissionais de saúde com sintomas leves da Covid-19; profissionais com síndrome gripal das áreas de segurança pública; pessoas privadas de liberdade; pessoas que trabalham em locais fechados com notificação de surto da Covid. As gestantes, na internação hospitalar, também integram o grupo prioritário para a realização do teste rápido para detecção da Covid.
Kit intubação
Nesta sexta-feira (07), a SES-MG disponibilizou a seis hospitais do Norte de Minas nova remessa de 1.053 mil medicamentos que fazem parte do kit intubação, utilizado para tratamento de pessoas acometidas pela Covid-19. As instituições tem a opção de receber os medicamentos diretamente no almoxarifado da SES-MG, em Belo Horizonte, ou via Correios.
Entre a semana passada e esta sexta-feira a Secretaria de Estado da Saúde já havia disponibilizado 7.630 mil medicamentos do kit intubação a hospitais sediados no Norte de Minas. A SRS esclarece que o quantitativo de medicamentos disponibilizado toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à SRS, o que possibilita à SES-MG fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não tem conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas.