Após anos de domínio dos filmes de heróis, os cinemas nacionais e internacionais estão agora sendo tomados pelas animações. As arrecadações recordes surpreendem nas bilheteiras, sugerindo o surgimento de uma nova tendência na sétima arte.
Vamos analisar o que está acontecendo no momento. Após mais de uma década de domínio dos super-heróis, houve uma queda acentuada nas bilheteiras, com sucessivos fracassos da Marvel e, principalmente, da DC Comics. Em resposta, ambos os estúdios decidiram recuar e repensar suas estratégias de lançamento após a pandemia. Eles estabeleceram um novo modelo, com uma média de três a quatro filmes lançados por ano. Este ano foi escolhido como um período sabático para idealizar novos planos, com exceção de uma produção cada: “Deadpool e Wolverine” pela Marvel e “Coringa 2” pela DC Comics.
Enquanto isso, as animações surgiram como uma força inesperada. “Garfield” deu início a este movimento, arrecadando US$ 78,5 milhões nos EUA e US$ 139,2 milhões internacionalmente, totalizando uma receita global de US$ 217,7 milhões. Esse sucesso revelou uma nova perspectiva para o mercado cinematográfico. Em seguida, “Divertida Mente 2” chegou aos cinemas há menos de um mês e já acumulou mais de US$ 1 bilhão globalmente, ultrapassando “Duna 2”, que arrecadou US$ 711 milhões. Outra animação de destaque é “Meu Malvado Favorito 4” (Illumination/Universal), que faturou US$ 73,5 milhões em apenas três dias, alcançando um total de US$ 229,5 milhões mundialmente desde sua estreia.
Os números mostram que as animações podem estar dominando as bilheteiras, mas surge a pergunta: essa liderança se deve ao fracasso dos filmes de heróis?
Em breve, teremos a resposta com a estreia de “Deadpool e Wolverine” este mês, um lançamento crucial para a Marvel. Nos meses seguintes, “Coringa 2” também será lançado. Embora não faça parte do universo compartilhado da DC, ainda é uma produção do estúdio. Esses filmes terão que provar seu valor e superar as bilheteiras das animações deste ano para mostrar que os filmes de heróis não estão saturados.
Nós traremos nossas análises aqui na coluna e no canal Nerd Sem Filtro no YouTube.
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