Pequenos produtores de cachaça e da agroindústria mineira apoiados pelo Sebrae Minas estarão comercializando seus produtos durante a 33ª Expocachaça, realizada de 4 a 7 de julho, em Belo Horizonte. A iniciativa faz parte das ações da instituição para ampliar o acesso ao mercado dos pequenos negócios do setor, promovendo a origem dos produtos mineiros e valorizando a produção artesanal no estado.
No estande ‘Origem Minas’, produtos típicos da gastronomia do estado, entre eles, cafés especiais, doce de leite, mel, queijos artesanais de Minas Gerais, incluindo o Queijo da Região da Canastra, antepastos, molhos e geleias. Haverá ainda as tradicionais cachaças produzidas nos alambiques da região do Cerrado Mineiro, e nos municípios de Dores do Turvo e Barbacena, na Zona da Mata, e Alvinópolis, no Centro do estado. Os produtos têm em comum o fato de serem artesanais, de alta qualidade e feitos por pequenos produtores mineiros que participam do projeto Origem Minas.
“A Expochaça é um dos eventos mais importantes do setor e oferece visibilidade para que os pequenos produtores exponham suas marcas, estabeleçam contatos comerciais e conquistem novos clientes. Além de promover a cachaça artesanal, a feira também é uma vitrine para a diversidade e a qualidade dos produtos mineiros, destacando-se como uma oportunidade para valorizarmos ainda mais a origem das iguarias gastronômicas produzidas em Minas Gerais”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Com o apoio do Sebrae Minas, esses produtores recebem orientações estratégicas, treinamentos e consultorias que os preparam para enfrentar os desafios do mercado. O objetivo é valorizar, fortalecer e projetar o agronegócio mineiro, tendo como clientes os produtores rurais de pequeno porte, micro e pequenas empresas (agroindústrias).
Cachaça de Salinas
Nesta edição da Expocachaça, o Sebrae Minas também vai apoiar produtores de 30 marcas de cachaças produzidas na ‘Região de Salinas’, no Norte de Minas. “A ação faz parte das estratégias do Sebrae Minas para promover a origem da Região de Salinas, valorizando a sua cultura, seus produtores e suas cachaças artesanais. A intenção é difundir um produto autêntico, de qualidade premium e experiência única”, explica Marcelo Silva.
Famosa pela qualidade de suas cachaças, em 2012, a região foi reconhecida pelo INPI como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), um reconhecimento à origem e à qualidade única do produto, similar ao que ocorre com vinhos e queijos em outras partes do mundo. O título não só reforça a reputação das cachaças de Salinas, mas também agrega valor e competitividade aos produtos no mercado nacional e internacional.
Além de apoiar a participação em feiras e eventos do setor, o Sebrae Minas ainda oferece aos produtores de cachaça de Salinas capacitações e consultorias gerenciais. Também desenvolve o projeto de reposicionamento mercadológico, beneficiando diretamente os produtores e fortalecendo toda a cadeia produtiva da cachaça na região.
Expocachaça
A 33ª edição da Expocachaça, maior e uma das mais importantes vitrines mundiais da cadeia produtiva e de valor da cachaça, será realizada de 4 a 7 de julho, no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte. A feira é realizada em conjunto com a 17ª Brasilbier, evento que une as duas cadeias produtivas da cachaça e da cerveja artesanal.
Ao todo, serão cerca de 250 expositores e mais de 2 mil produtos, entre eles, cachaça, gin, cervejas especiais, queijo, azeite, doçaria mineira, equipamentos e serviços voltados para o setor. A expectativa dos organizadores é que o evento atraia mais de 20 mil visitantes e gere cerca de R$ 30 milhões em negócios.