O consumidor pode preparar o bolso, A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última na última sexta-feira (28), que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. O motivo da cobrança adicional foi o acionamento da bandeira tarifária amarela.
Conforme a Aneel , a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra.
A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.
Criado pela agência em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.
Com o anúncio do aumento, confira dicas para economizar energia.
1. Utilize lâmpadas LED
2. Tire os eletrônicos da tomada
3. Aproveite a luz natural
4. Reduza o tempo e a frequência de uso de alguns aparelhos
5. Contrate um serviço de energia solar
6. Use o ar-condicionado moderadamente
7. Economize energia no chuveiro
8. Economize energia com a geladeira
9. Modere o uso do ferro elétrico
10. Escolha eletrodomésticos mais eficientes
Texto por Maurício Lucco
Compartilhe: