DECEMBER 9, 2022


Unimontes promove Dia de Combate ao Sedentarismo: objetivo é a conscientização sobre a importância do estilo de vida saudável

Evento está marcado para o dia 17 de março, no Parque Municipal Milton Prates

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do projeto de Extensão “Força Tarefa para Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, promoverá uma ação marcante em prol da saúde da população: o Dia de Combate ao Sedentarismo. O evento acontecerá no próximo dia 17 de março, no Parque Municipal Milton Prates, sendo voltado para as pessoas de todas as idades.

O evento conta com apoio das Secretarias de Saúde e de Esportes e da Juventude do Município, da Cooperativa Sancoop e da Unimed Montes Claros.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar e educar a comunidade sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias e do Diabetes, destacando a relevância de um estilo de vida ativo e saudável. O projeto de extensão “Força Tarefa para Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, vinculado ao Departamento de Clínica Médica, é coordenado pelo professor Henderson Barbosa, do curso de Medicina da Unimontes.

Diversas atividades estão programadas para o Dia de Combate ao Sedentarismo, incluindo oficinas de orientações sobre alimentação saudável, práticas de atividade física e informações específicas sobre Diabetes. Profissionais especializados estarão à disposição para oferecer orientações e esclarecimentos sobre as doenças, bem como os fatores de risco associados.

De acordo com a médica cardiologista e professora do curso de Medicina Renata de Carvalho Bicalho Carneiro, do Departamento de Clínica Médica, “o sedentarismo tornou-se uma epidemia silenciosa em nossa sociedade moderna. Com o avanço da tecnologia e o ritmo acelerado da vida cotidiana, muitos de nós caímos na armadilha da passividade, deixando de lado a importância vital da atividade física regular”. “O impactos disso são alarmantes: aumento das taxas de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e uma série de outras doenças crônicas que poderiam ser evitadas. É por isso que esta ação que estaremos promovendo será tão significativa”, observa a cardiologista e professora do curso de Medicina.

A coordenação destaca que toda a comunidade está convidada a participar e contribuir para o impacto positivo dessa ação na promoção da saúde em Montes Claros. A participação de todos é essencial para atingir o máximo de pessoas e promover um estilo de vida mais saudável.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino