DECEMBER 9, 2022


Barragem do rio Juramento atinge 100% de sua capacidade de acumula

A Copasa destaca que a captação de água na represa de Juramento, cuja capacidade instalada é de 45 milhões de m³, representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento de Montes Claros

Foto:Daniel Versiani

Em razão do grande volume de chuvas dos últimos dias, a barragem do rio Juramento, utilizada pela Copasa para o abastecimento de parte da cidade Montes Claros, atingiu 100% de sua capacidade na madrugada desta sexta-feira (23/02), ocasionando no vertimento de água da unidade. A Companhia esclarece que esse é um processo natural em barragens de acumulação que, quando atingem sua capacidade máxima de acumulação, libera a água excedente.

A Copasa destaca que a captação de água na represa de Juramento, cuja capacidade instalada é de 45 milhões de m³, representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento de Montes Claros. Esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa.

A Companhia ressalta que o índice pluviométrico na bacia de contribuição da barragem, no período entre 1º de outubro de 2023 a 22 de fevereiro de 2024 é de 953,30 milímetros. Já entre 1º de outubro de 2022 a 22 de fevereiro de 2023, o acumulado de chuvas na bacia de contribuição da represa era de 764,40 milímetros.

Veja vídeo: 

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Norte de Minas Saúde

NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado

Cultura Montes Claros

Museu Regional lança exposições do mês de novembro

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre idoso após ser atropelado em Montes Claros