DECEMBER 9, 2022


Mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti mobiliza neste sábado 35 municípios do Norte de Minas

Veja a lista do bairros contemplados para o “Mutirão Contra a Dengue”, em Montes Claros

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reforçar o alerta à população para o crescente aumento de casos notificados de doenças transmitidas neste ano pelo mosquito Aedes aegypti, 35 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) realizam neste sábado, 24, um grande mutirão de limpeza. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) denominada “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes” terá a participação de aproximadamente  400 municípios de todas as regiões do Estado.

Nesta quinta-feira, 22, dados do Portal da Vigilância das Arboviroses em Minas Gerais apontam que em todo o Estado já foram notificados 298 mil 821 casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Desse total foram confirmados 93 mil 059 casos de dengue; 19 mil 256 casos de febre Chikungunya e seis de Zika vírus.

Ainda de acordo com o Portal da Vigilância até o momento já foram confirmados 41 óbitos causados por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (36 de dengue e cinco por febre Chikungunya). Outros 155 óbitos estão em investigação.

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – (Cieves) na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) observa que a grande quantidade de casos notificados e confirmados de arboviroses registrados neste ano em Minas Gerais traz muitas preocupações não apenas para os serviços de vigilância epidemiológica e de saúde do Estado e dos municípios, bem como para os serviços de atendimento de demandas de saúde da população. Isso porque, “o período chuvoso aliado a dias em que as temperaturas estão mais elevadas propicia ambiente favorável à proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças aumenta consideravelmente. Por esse motivo, a mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito, que em sua grande maioria se encontram dentro de residências, é de fundamental importância”, pontua Agna Menezes.

O Portal da Vigilância das Arboviroses mantido pela SES-MG aponta que até esta quinta-feira os 96 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas contabilizam 16 mil 959 casos notificados de arboviroses. Desse total, já foram confirmados 2 mil 928 casos, distribuídos da seguinte forma: 2 mil 889 casos dengue; 38 de febre Chikungunya e um caso de Zika vírus.

Em 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros, neste ano já foram notificados 9 mil 534 casos de arboviroses e 1 mil 619 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Estão distribuídos da seguinte forma: 1 mil 586 casos de dengue; 32 de febre Chikungunya e um caso de Zika vírus. Um óbito por dengue foi confirmado no município de Bocaiúva.

MUTIRÃO

O mutirão de limpeza que será realizado neste sábado em todo o Estado visa o recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água e propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que “o grande número de municípios participantes da iniciativa liderada pela SES-MG revela a preocupação dos gestores na necessidade do reforço das ações de enfrentamento e eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti, visando a redução das doenças transmitidas pelo mosquito, bem como a ocorrência de óbitos”.

Na área de atuação da SRS de Montes Claros os 35 municípios que aderiram à realização do mutirão neste sábado são: Bocaiúva; Botumirim; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Francisco Dumont; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Glaucilândia; Guaraciama; Itacambira; Jaíba; Janaúba; Josenópolis; Lagoa dos Patos; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montes Claros; Ninheira; Novorizonte; Padre Carvalho; Pai Pedro; Porteirinha; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; São João da Lagoa; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo e Taiobeiras.

MONTES CLAROS

Na maior cidade do Norte de Minas o mutirão de limpeza coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses contemplará 28 bairros: Acácias, Belvedere l e ll, Carmelo, Chácara Ceres, Delfino Magalhães, Esplanada , Guarujá, Independência, Interlagos, Jardim Alegre, Jardim Primavera, Lago Belvedere, Parque Belvedere, Portal do Ipê, Regina Peres, Residencial Golden , Residencial Morada Montes Claros, Residencial Nova Suiça, Santa Lúcia l e ll, Santos Dumont, São Bento, Terra Jardim, Veneza Parque, Vila Aliança, Vila Fênix e Vila Real.

A população está sendo orientada a colocar na porta das residências pneus, baldes, latas, garrafas de vidro e de plástico, carcaças de tanquinhos, geladeiras, ferro-velho, caixas d`água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos e copos descartáveis.

Além do mutirão a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realizará carreata chamando a atenção da população para a importância da eliminação do mosquito Aedes aegypti. A concentração acontecerá a partir das 7 horas na Praça Antônio Rodrigues Gomes (Av. Lago Tucuruí), no bairro Independência. A carreata sairá em direção à Praça Dr. Carlos, no centro da cidade.

 

Compartilhe: