A Receita Federal e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) promoverão, em parceria, uma manhã de capacitação para representantes de diversos municípios do Norte de Minas. Atendentes dos 59 (cinquenta e nove) Pontos de Atendimento Virtual (PAV) estarão reunidos, nesta terça-feira, dia 14, no “I Encontro Regional com os Atendentes PAV” da região.
O PAV é o resultado de uma parceria entre a RFB e o município, e tem como objetivo facilitar o acesso, pelos contribuintes, aos serviços oferecidos pela Receita. O município oferece toda a estrutura física em um ponto estratégico da sua cidade, além de servidores, os quais são capacitados e supervisionados virtualmente por equipes da Receita Federal.
Estima-se que mais de 90% dos serviços ofertados numa unidade física da RFB é encontrada nos PAVs. É o caso de regularização de CPF, cópia de declarações, consulta a situação fiscal, entre outros. Com o PAV, evita-se que esses contribuintes se desloquem até outras cidades a fim de obter esse atendimento que, até pouco tempo, era oferecido somente em delegacias ou agências da Receita Federal.
O formato do evento é inédito no país, e pretende aperfeiçoar e padronizar o atendimento prestado nos PAVs. Além disso, é esperado que alguns conhecimentos que serão disseminados possam contribuir para que esses atendentes desenvolvam ação de cidadania fiscal, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do município e da região.
Para tanto, esses PAVs receberão, ainda, alguns equipamentos de informática, como computadores, fones de ouvido e webcam. Também alguns smartphones. Com isso, abre-se caminho para a excelência na prestação de serviços, melhorando a satisfação do cidadão que demanda esses atendimentos.
Compartilhe: