Os municípios de Varzelândia e Porteirinha, no Norte de Minas, serão contemplados com mais 350 doses extras, cada um, devido a situação crítica vivida no sistema de saúde.
A informação foi confirmada pelo governo estadual e os imunizantes estão sendo repassados ainda essa semana para as duas cidades. Ao todo, 10 municípios devem ganhar as doses extras. São eles: Varzelândia, Porteirinha, João Monlevade, Manhuaçu, Caputira, Mutum, Ipanema, Ponte Nova, Guaraciaba e Araporã.
Segundo a nota do Governo de Minas, as vacinas a mais fazem parte da reserva técnica e o envio foi deliberado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). Ainda de acordo com o texto, “foram consideradas as especificidades de cada território e a identificação do risco frente aos impactos do coronavírus na respectiva população”.
Com isso, mais 135 pessoas do grupo prioritário serão vacinadas, segundo o governo. “Os municípios foram avaliados por meio de indicadores pré-estipulados pela Sala de Situação e analisados a partir da criticidade em relação à ocupação de leitos, mortalidade e incidência nos últimos sete dias. A partir da análise desses indicadores, foi feita uma escala de risco, com objetivo de identificar as situações epidemiológicas mais críticas, sendo priorizadas as cidades com população abaixo de 100 mil habitantes que fazem parte da onda roxa do plano Minas Consciente”, finalizou a nota.
Compartilhe: