Após dois morcegos serem encontrados nos bairros Todos os Santos e Cândida Câmara, nesta segunda-feira (18) e diagnosticados pela Fundação Ezequiel Dias, com a doença da raiva, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, intensifica as ações que já estavam acontecendo na cidade desde o dia 15/9 até o dia 28/9. Onde terá passeata, com testes rápidos para IST, palestras e orientações em saúde, avaliação odontológica e muito mais.
A ação de hoje, quarta-feira (20), está sendo realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses com um bloqueio, na Av. Cula Mangabeira, 950, bairro Cândida Câmara, das 8h às 16h.
Sobre a doença
A raiva é uma zoonose de etiologia viral que atinge pessoas, animais domésticos e silvestres, sendo transmitida por mordidas e contato com a saliva do indivíduo infectado. Por ser letal e não ter cura, é uma patologia de extrema importância para a saúde pública.
Orientações importantes:
Evite contato com animais silvestres;
Em caso da presença de morcegos em sua residência, jogue uma caixa ou pano sobre o animal para imobilizá-lo e ligue para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para ser realizado o recolhimento e condução para análise de material biológico;
Em caso de contato procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima;
Caso encontre animais silvestres mortos ou doentes na zona urbana e rural, entre em contato com o CCZ;
Realize a vacinação anual de cães e gatos maiores de 3 meses;
Não abandone o tratamento profilático contra a raiva!
Para mais informações: Centro de Controle de Zoonoses (2211-4403) e Vigilância Epidemiológica (2211-4317).
Compartilhe: