Com a demissão do técnico português Pepa do Cruzeiro, na manhã desta terça-feira (29), a missão da cúpula celeste será definir em permanecer com treinadores estrangeiros ou apostar no mercado nacional.
Vale lembrar que desde a chegada da SAF da Raposa, sob o comando de Ronaldo Fenômeno, passaram pelo clube dois comandantes de fora: Pepa e o uruguaio Paulo Pezzolano.
Se mantiver a mesma linha, o Staff Celeste tem como opção, que conhece o futebol brasileiro, um compatriota de Pepa: Vítor Pereira. Após ser demitido do Flamengo, em abril deste ano, o comandante está livre no mercado e pode ser uma das opções. Além do Rubro Negro, Vítor trabalhou também no Corinthians.
Outro nome, que é desejado por grande parte dos torcedores, é o do argentino Marcelo Gallardo, porém, ao sair do River Plate, o técnico revelou que o desejo é comandar um time europeu.
Gallardo deixou o River no final do ano passado após 424 partidas totais no comando do time argentino, somando um total de 11 títulos, dentre eles duas Libertadores da América e uma Copa Sul-Americana.
Se optar por brasileiros, a lista aumenta e conta com velhos conhecidos da casa. A começar com nomes que conquistaram troféus pela Raposa, como o bicampeão Brasileiro Marcelo Oliveira, que não trabalha em um clube desde novembro de 2020, após a passagem pela Ponte Preta.
O outro bicampeão livre no mercado é Mano Menezes. Dono de duas Copas do Brasil na Raposa, Mano foi demitido pelo Internacional há pouco mais de um mês e tem como diferencial ter sido treinador de Ronaldo Fenômeno no Corinthians, em 2009.
Quem também esteve por um período na Toca II e está desempregado é Rogério Ceni. Os 47 dias que viveu à frente da Raposa no ano da queda, foi marcado por desentendimentos com atletas, resultando em um baixo rendimento em campo. Mas a carreira vitoriosa no Fortaleza e no Flamengo, podem colocar o nome do treinador novamente em alta.
Além deles, ainda estão livres: Maurício Barbieri, que tem experiência com trabalhos em SAF, já que passou pelo RB Bragantino e o Vasco, Vagner Mancini, demitido do América, e Odair Hellmann, ex-Santos.
O Cruzeiro ainda pode contar com nomes que dirigiram a Seleção Brasileira, como Tite e Dunga. A decisão deverá ser tomada nas próximas horas pela cúpula celeste, com a presença do sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno. O gestor é aguardado na Toca II para se reunir com o Staff Celeste e bater o martelo de quem será o novo treinador da equipe.