A comunidade escolar do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros está em festa com a classificação do estudante João Pedro Marques Durães, do 8° ano da Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, nos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2023, que se sagrou bicampeão em Badminton.
A etapa do estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais foi realizada de 1º a 6 de agosto no município de Uberaba, com 14 modalidades. Foram 1200 jogos, 1012 escolas participantes e mais de 6.400 estudantes-/atletas.
Com a vitória na etapa estadual, o estudante de 14 anos concorrerá na etapa Brasil, em novembro. “Jogo Badminton desde os sete anos numa equipe formada pelo meu pai, e no ano passado fui campeão mineiro e vice-campeão brasileiros nos jogos escolares. Estou treinamento firme e com muito foco para conseguir ser campeão em novembro, na etapa Brasil”, planeja o estudante.
João Pedro participou do JEMG acompanhado do treinador e professor de Educação Física Charles Alexandre Queiroz Veloso. “A fase mais complicada é se manter no nível, e esse ano o João conseguiu ser bicampeão, se classificando para os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s. Então, estamos falando de um estudante com potencial para o esporte, com muito foco e espírito competitivo, que representa com louvor os estudantes das escolas de Montes Claros, e agora também de Minas Gerais”, destaca o professor.
Para Cláudio Roberto Marques, pai de João Pedro, o resultado não é uma surpresa. “O João Pedro sempre demonstrou grande aptidão para o esporte. O Badminton foi uma paixão imediata que contagiou toda a família. Temos um grupo que joga regularmente e ele sempre se destacou mesmo sendo o mais jovem do grupo. Estamos muito orgulhosos das conquistas dele, que também são nossas”, comemora.
Tereza Maria Durães, mãe do estudante, é só orgulho. “O esporte é a paixão de todo mundo lá em casa e eu apoio em tudo. Meu coração fica apertado quando ele está em jogo e é uma alegria quando ele chega com a medalha, com o troféu. Ele treina muito e é merecedor dessas conquistas”, ressalta.
Paloma Dias dos Santos Oliveira, diretora da Escola Municipal Rozenda Zane, diz que a dedicação de João Pedro inspira os outros alunos. “Além de elevar o nome da nossa escola e da nossa cidade, as conquistas de João Pedro inspiram os outros alunos a serem mais disciplinados, focados, organizados e, principalmente, a participarem das atividades esportivas que são tão importantes”, avalia.
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades, como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
Compartilhe: