A Copasa implantou um moderno sistema de automação na área do sistema de abastecimento de água do rio São Francisco, na cidade de Ibiaí, no Norte de Minas. Esse sistema viabiliza a operação de todo processo de produção e distribuição de água.
Neste novo modelo os empregados conseguem monitorar e controlar, em tempo real, a unidade composta por uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de tratamento de 500l/s, uma captação no rio São Francisco e quatro estações elevatórias de água tratada, um trecho de aproximadamente 100 quilômetros. Tudo isso, de forma automatizada, com a utilização de equipamentos modernos, que permitem a coleta de dados para análise e melhoria da operação.
Toda a operação é feita por um software de supervisão e controle (sistema supervisório), rede wireless com rádios banda larga, controladores lógicos programáveis (PLC), câmeras e outros equipamentos eletrônicos. O sistema possibilita ainda o tráfego de dados da automação, imagens e voz em tempo real.
“A utilização deste tipo de ferramenta vem se tornando indispensável, pois a visão atual da empresa é aumentar a produtividade e reduzir os custos. A automação veio justamente para isso, pois por meio dela é possível controlar os processos, aumentar a produtividade e reduzir os custos com desperdícios, tempo e falhas na operação, por meio do controle em tempo real de todos os processos”, explica o supervisor eletromecânico da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Norte (USON), Iran Dilson do Carmo.
A concepção do projeto teve como foco garantir a otimização da cadeia produtiva desde a captação do rio São Francisco até a entrega no sistema de abastecimento de água Pacuí, localizado a uma distância de aproximadamente 100 quilômetros, garantindo segurança e confiabilidade na operação remota do sistema, bem como a redução nos custos.
A expectativa é que em breve a rede de automação do sistema São Francisco seja interligada à rede existente do sistema Pacuí, que já é operada remotamente a partir da sede da Gerência Regional da Copasa em Montes Claros. Assim, serão totalizados 160 quilômetros de monitoramento remoto, garantindo mais agilidade e redução no custo e possibilitando a operação de todo o sistema, diretamente de Montes Claros.
Sistema São Francisco
Inaugurada no ano passado, a captação no sistema São Francisco visa garantir o fornecimento de água para a cidade de Montes Claros nos próximos 30 anos. Com recursos da ordem de R$ 257 milhões, o empreendimento – executado pelo Governo de Minas e a Copasa – capta água do rio São Francisco, na cidade de Ibiaí, e, por meio de 92 quilômetros de adutoras, leva a água já tratada a Montes Claros.
A obra complementa o sistema Pacuí, implantado em 2018 e pretende solucionar, de forma definitiva, os problemas de falta de abastecimento e de racionamento de água para mais de 400 mil habitantes.
Compartilhe: