O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu inscrições para integrar a Rede Nacional de Certificadoras (RNC). Os selecionados trabalharão nas atividades de certificação e na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.
Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de julho pelo Sistema RNC. O Inep publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 43, que estabelece as diretrizes de seleção.
Podem se inscrever servidores do Executivo Federal e professores das redes pública estadual e municipal, efetivos e efetivos em 2023. O ensino médio é o requisito mínimo de escolaridade, e não podem se inscrever pessoas com cônjuge, companheiro ou qualquer parente até o terceiro grau participando do exame. Durante o processo de inscrição, os candidatos podem escolher até três cidades ou sub-regiões onde desejam trabalhar.
A lista de convocados para o treinamento e as etapas subsequentes do processo seletivo estará disponível no Sistema RNC. “Os candidatos confirmados poderão fazer o curso de capacitação oferecido pelo Inep no formato de ensino a distância, por meio de uma plataforma virtual, de acordo com as vagas disponíveis”, disse o Inep.
Responsabilidades Os colaboradores da Rede serão responsáveis pela certificação presencial dos procedimentos corretos durante os dias de prova do Enem 2023. Entre outras tarefas, os selecionados também registrarão as informações do aplicativo em um sistema eletrônico e relatarão quaisquer incidentes identificados ao Instituto.