DECEMBER 9, 2022


Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais abre inscrições para Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica

E será realizado em Montes Claros nos dias 28 e 29 deste mês.

AGENTE DE CONTROLE DE ENDEMIAS - Foto_Fabio_Marcal_08__

FOTO: Fábio Marçal

A partir desta quinta-feira, 1º de junho, estão abertas as inscrições de profissionais interessados em participar do Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica 2023: Desafios e Perspectivas, que será realizado em Montes Claros nos dias 28 e 29 deste mês. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), envolverá gestores e profissionais dos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas e que estão jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e às Gerências Regionais de Saúde – (GRS) de Januária e Pirapora.
O evento será realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – (Cimams). As inscrições devem ser feitas através do link:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=fK7T5Tib3kigh_ZzSih1dI7lhkyvl1tElFAkXlFqRjhUOE9JM1hUOEJYRjdQSTU3TTgxOTUzTzRXRC4u
Já até o dia 11 de junho, profissionais interessados em apresentar experiências exitosas ou resumos de artigos científicos de ações implementadas no segmento vigilância epidemiológica poderão formalizar inscrições através do link:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=fK7T5Tib3kigh_ZzSih1dI7lhkyvl1tElFAkXlFqRjhUMFlZNURYWUc5ODdWR0wxNFRYOUhBQjlaSS4u
Poderão ser submetidos resumos em duas modalidades: artigos científicos e experiências exitosas sobre vigilância epidemiológica. Cada trabalho deverá ser classificado em uma das áreas temáticas: condições crônicas; agravos transmissíveis, incluindo temas relacionados à imunização; e informações epidemiológicas.
A divulgação dos resumos aprovados por comissão formada por profissionais da SES-MG, com titulação em cursos de mestrado e doutorado, está prevista para o dia 16 de junho. A exposição dos banners das experiências exitosas acontecerá durante a realização do Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica.
PROGRAMAÇÃO
A Coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes avalia que a realização do Seminário “constituirá momento importante para a troca de experiências entre os profissionais de saúde o que, consequentemente, poderá viabilizar o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Será um momento importante, inclusive, para que haja maior interação entre os profissionais dos serviços de vigilância epidemiológica, de saúde e de atenção primária, que é a porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde – (SUS)”, pontua a coordenadora.
Dia 28 de junho o Seminário será aberto às 9 horas com apresentação de análise da situação de saúde do Estado, bem como, especificamente, nas áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e das GRS de Januária e Pirapora.
A partir das 13h30 serão abordadas questões relativas às “Condições Crônicas – Desafios Perspectivas”. Na sequência, representantes dos municípios farão apresentações de experiências exitosas.
Já no dia 29 de junho o Seminário terá continuidade a partir das 8h30 abordando o tema “Agravos Transmissíveis – Desafios e Perspectivas”. Em seguida, representantes de serviços de vigilância epidemiológica de municípios farão apresentações de experiências que alcançaram bons resultados no controle de agravos transmissíveis.
A última etapa do Seminário começará às 13 horas com apresentações dos desafios e perspectivas da Diretoria de Informações em Epidemiologia da SES-MG e de experiências exitosas obtidas por municípios da SRS de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Montes Claros Norte de Minas Saúde

NOVEMBRO AZUL: HDG realiza 2 mil testes gratuitos de PSA, neste sábado

Cultura Montes Claros

Museu Regional lança exposições do mês de novembro

Acidente Atendimento SAMU Montes Claros

SAMU socorre idoso após ser atropelado em Montes Claros