Com o objetivo de ampliar o fornecimento de água tratada à população residente em comunidades rurais, a Gerência Regional Montes Claros (GRMC) iniciou, em maio, obras de melhoria do sistema de abastecimento de água do distrito de Cocal, em Lagoa dos Patos. As intervenções são necessárias para que a Copasa assuma a operação do sistema da localidade.
A comunidade é uma das atendidas pelo programa Universaliza Minas, iniciativa inédita no Brasil que visa garantir o acesso a água tratada e saneamento em mais de 330 pequenas localidades do estado, a fim de atingir as metas do Novo Marco Legal do Saneamento até 2033.
Por meio do Universaliza Minas, serão investidos quase R$ 280 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas da zona rural de pelo menos 130 municípios nos quais a Copasa detém concessão.
Obras
Avaliadas em R$250 mil, visando atender 200 pessoas, as intervenções incluem reforma do reservatório, perfuração de novo poço profundo e substituição de 1,3 mil metros de redes de distribuição.
Além disso, será construída uma casa de química para tratamento da água e serão implantadas 52 novas ligações prediais. A previsão é a de que os serviços sejam concluídos em julho próximo.
“Cumprindo o planejamento estratégico da Copasa, numa iniciativa pioneira, estamos atendendo reivindicações dos moradores de áreas rurais que não tinham acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto. A companhia está assumindo a operação do sistema de abastecimento de água em Cocal, visando garantir aos moradores o fornecimento de água tratada, que gera benefícios para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento regional”, destaca o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima.
Apresentação à comunidade
Com o intuito de comunicar a população sobre o início da operação do sistema de abastecimento de água sob a responsabilidade da Copasa, a equipe socioambiental da Gerência Regional Montes Claros (GRMC) realizou, na última semana, reunião com os moradores do distrito.
Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre as características do sistema de abastecimento, questões relativas a valores de tarifas, critérios para adesão à tarifa social e canais de atendimento disponíveis para contato com a empresa.
Na oportunidade, também foram abordados assuntos relativos aos benefícios do fornecimento de água tratada pela Copasa, cuidados com a limpeza periódica das caixas d’água, informações sobre como identificar e corrigir vazamentos, além da importância do consumo consciente e da educação ambiental.
De acordo com o integrante da equipe socioambiental, Flávio Rodrigues, os moradores da comunidade se mostraram satisfeitos com a novidade. “Fomos muito bem recebidos pela população, que está ansiosa pela conclusão das obras e início da operação do sistema pela Copasa, visando incrementar a qualidade do fornecimento de água no local, fatores que vão proporcionar melhorias nas condições de saúde, qualidade de vida e desenvolvimento da região”, ressaltou.
Água tratada
Água tratada é sinônimo de saúde e exige investimentos para reservação, distribuição e controle de qualidade.
Para garantir quantidade, regularidade e qualidade nos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais em que a água é retirada para abastecimento público.
Compartilhe: