DECEMBER 9, 2022


SAMU renova convênio que viabiliza SAAV no Norte de Minas

Foto: Divulgação   O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, renovaram por mais cinco anos o Convênio de Cooperação Técnica nº 17782/2023 que firma a parceria entre as instituições […]

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, renovaram por mais cinco anos o Convênio de Cooperação Técnica nº 17782/2023 que firma a parceria entre as instituições para o funcionamento do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), no Norte de Minas.

O documento foi assinado, na manhã desta quarta-feira (24), na sede do Cisrun, pelo presidente da instituição, Rômulo Carneiro, com a presença do comandante da 3º Companhia Especial de Operações Aéreas, Major Ornelas Prates, além de militares do Corpo de Bombeiros e da direção do Consórcio. O termo estabelece as diretrizes para a regulação das ações e da coordenação dos atendimentos das ocorrências de emergências pré-hospitalares do serviço Aeromédico.

O SAAV foi implantado em 11 de outubro de 2018 e já contabilizou mais de 1.000 atendimentos. O Aeromédico é composto por um médico e um enfermeiro do SAMU Macro Norte, que são responsáveis pelo socorro ao paciente durante as ocorrências, e por militares do Corpo de Bombeiros que pilotam o helicóptero. A aeronave é acionada para atendimento a pacientes com quadro clínico grave e que exige um transporte rápido, transferências inter-hospitares e transporte de órgãos e tecidos, entre outras situações.

“A renovação do convênio para a prestação do serviço Aeromédico no Norte de Minas se traduz na união de esforços de diversos órgãos para um bem comum, que é salvar vidas. A operacionalização do SAAV no Norte de Minas é particularmente apropriada, pois possuímos um território geográfico com muitas peculiaridades que impossibilitam às nossas ambulâncias térreas chegarem até o paciente que necessita de socorro em menor tempo”, disse Rômulo Carneiro, sobre a importância da parceria que viabiliza o SAAV.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino