No próximo dia 30/5, o Centro Educacional da Fundação Caio Martins (Fucam) em São Francisco, no Norte de Minas, receberá a implantação de uma horta comunitária agroecológica. A iniciativa é parte da capacitação “Ação Educação para o Campo”, que prevê a implantação de hortas em todos os municípios atendidos pela Fucam.
A ação é uma parceria da Fundação com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pela doação dos kits de irrigação; e a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que oferece a capacitação por meio de aulas teóricas e práticas.
Em São Francisco, cinco famílias foram selecionadas e serão beneficiadas com a ação. Elas serão capacitadas para trabalhar na horta usando técnicas de produção agroecológica, que empregam fertilizantes e defensivos orgânicos produzidos a partir de materiais baratos e de fácil acesso.
A preparação do espaço que receberá a horta já começou, conta Adriana Rodrigues Pereira, coordenadora do Centro Educacional de São Francisco. “Será um marco para o Centro e para a comunidade Sanfranciscana. As hortas foram pensadas como um empreendimento, e as famílias serão responsáveis por plantar, cultivar e vender os alimentos. Todo o lucro da comercialização será destinado aos beneficiários que terão apoio da Fucam e de técnicos locais para manter a qualidade da produção”, explicou.
Segundo a coordenação, a unidade contará com uma área de 800 metros quadrados estruturada com cerca e canteiros, além de espaço preparado para receber as caixas d’água do sistema de abastecimento.
As famílias que foram selecionadas para participar preencheram os critérios que consideraram a renda e a vulnerabilidade dos cadastrados. A Fucam já possui hortas agroecológicas em Esmeraldas, na região Central do estado, e os municípios de Januária e de Juvenília, no Norte de Minas.