Na manhã da última quarta-feira (10), aconteceu no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI/MOC), a apresentação do programa Tasy para usuários-chave, multiplicadores e analistas de Tecnologia da Informação (TI).
O programa é uma ferramenta de gestão hospitalar que está sendo implantada no Hospital Dilson Godinho, com o objetivo de estabelecer melhorias relacionadas à segurança do paciente e serviços prestados. Ainda, melhoria dos processos assistenciais e administrativos, norteando as tomadas de decisão com maior assertividade e rapidez.
Serão trabalhadas todas as áreas do Hospital Dilson Godinho (HDG), entre elas, atendimento ao público, suprimentos, gerências, faturamento, apoio, assistencial e financeiro.
O projeto será desenvolvido em 10 meses e engloba planejamento, instalação do ambiente virtual, administração do sistema, aderências, parametrizações, cadastros, testes integrados, multiplicação do conhecimento e treinamentos dos trabalhadores, teste piloto, preparação para go-live e go-live previsto para março de 2024.
Antônio Cezar dos Santos, superintendente do Hospital Dilson Godinho, ponderou sobre o esforço da atual gestão em negociar com a empresa contratada e poder trazer e oferecer aos funcionários uma ferramenta de trabalho mais moderna e eficiente. “Estamos com grandes expectativas para que esse novo sistema de gestão hospitalar atenda os anseios da assistência quanto do administrativo e que vai nos orientar quanto a rapidez que precisamos das informações. Não podemos ficar parados no tempo e tomar decisões tardias. Decisões são tomadas diuturnamente e precisamos de um sistema que esteja aliado aos tempos modernos e atuais”, disse.
O diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, ressaltou em sua fala de abertura a importância da construção do processo de forma coletiva para o sucesso da implantação da ferramenta hospitalar.
“Precisamos do envolvimento de todos os funcionários na construção de melhorar os processos para que a estrutura do HDG dê retorno sempre voltado para o paciente. Essa diretoria busca transformar o hospital em um centro de excelência em saúde do norte de Minas. O investimento foi alto, mas importante para que o HDG melhore não apenas a sua estrutura física que está quase pronta. Estamos implementando uma ferramenta de gestão para compor mais rápido as consolidações dos nossos processos”, destacou o diretor-presidente.
Tadeu Pinheiro Brandão, diretor administrativo destacou que é importante estarmos em constante evolução para um bem maior que é a assistência dos pacientes e dos serviços prestados com qualidade e rapidez. “O sistema TASY é uma ferramenta moderna, testada e aprovada e que já funciona em grandes hospitais do país. É um avanço, um salto para o futuro o que estamos implantando aqui hoje. Pedimos a colaboração de todos para que possamos caminhar juntos dentro da melhoria dos processos assistenciais e administrativos que irão nortear nossas ações a partir de hoje”, ressaltou.
Osires Soares, Gerente de Projetos e Marcelo Praude, Diretor de Serviços do sistema Philips Tasy no Brasil, do grupo Philips fizeram a apresentação do projeto que está presente em 12 estados do Brasil e em mais de 1.800 instituições públicas e privadas da área da saúde, em que 50% dos clientes faturam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 90 clientes em Minas Gerais.
“O Tasy é uma solução integrada que contempla todo o ciclo do cuidado em saúde. Gerenciamento eficiente das atividades administrativas, financeiras e operacionais. É um moderno Sistema de Gestão em Saúde que vai além do cuidado do paciente e dos registros médicos para fornecer suporte administrativo e organizacional em toda a sua instituição. Menos esforço duplicado, pois os dados em tempo real são acessíveis em toda a organização”, explicaram Osires Soares e Marcelo Praude.
A gerente-administrativa Marla de Almeida Pinheiro, que será a responsável pela execução do projeto no âmbito do HDG cobrou a colaboração e participação de todos os coordenadores para o sucesso da implantação do sistema Tasy de gerenciamento em saúde.
“É chegado o momento em que vamos todos participar de uma nova fase do HDG. Precisamos e contamos com a colaboração de todos vocês, agentes de transformação dentro de um processo maior que é a modernização da nossa plataforma virtual que atenderá a todos os setores. O momento é de união em busca de algo maior, um esforço coletivo cujo objetivo principal é a total migração e pleno funcionamento em 01 março de 2024”, finalizou a gestora.
Também participaram do lançamento do programa, coordenadores e colaboradores-chave de todos os setores/serviços do hospital, inclusive das unidades de Salinas e Pirapora.
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