O Sistema Divina Providência de Montes Claros promove entre os dias 1º de março e 30 de abril, uma consultoria gratuita para os contribuintes que desejam destinar parte do valor do Imposto de Renda (IR) para a instituição, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos para adolescentes e jovens na cidade.
A contadora, Sarah Aguiar, voluntária da entidade, explica que muitas vezes alguns contribuintes desconhecem a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente (FIA).
“Ao fazerem a Declaração do Imposto de Renda, grande parte, senão a maioria, não sabem que eles podem destinar parte do seu Imposto a pagar, ou a restituir, para as crianças, adolescentes e idosos da região. Na Declaração de Imposto de Renda desse ano, podemos doar até 3% para o Conselho da Criança e do Adolescente, e 3% para o Conselho do idoso”, explica.
Durante o plantão, que vai ser realizado entre as 13h e 16h, até o dia 30 de abril, a contadora também vai auxiliar de forma gratuita a execução da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Ela comenta que a ideia é “conscientizar e esclarecer o contribuinte de que ele não vai tirar esse valor do bolso dele somente, como doação. Ele, na verdade, está deixando de recolher para a Receita Federal para destinar aos grupos mais vulneráveis da cidade”, completa Sarah.
Sistema Divina Providência
O Sistema Divina Providência de Montes Claros, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 2012, com o intuito de oferecer educação profissionalizante para quem necessita. A coordenadora geral do projeto, Jacqueline Marques, afirma que em média 1000 adolescentes em situação de vulnerabilidade social são atendidos anualmente através dos mais de 12 cursos de qualificação profissional. E desde quando foi criado, mais de 4 mil adolescentes receberam capacitação e atendimento humanitário.
“Além da qualificação profissional, também oferecemos atendimento psicológico aos alunos, encaminhamos para atendimento odontológico, realizamos orientação profissional com psicólogo organizacional, e ainda oferecemos, através da geladeira solidária, suporte alimentar”, pontua.
Em 2020, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o Sistema Divina Previdência, atendeu o total de 498 adolescentes. Entre os cursos de maior procura estão: Auxiliar-Administrativo, Cabeleireiro, Corte e Costura, Maquiagem, Auxiliar de Recursos Humanos, Estética Facial e Corporal, Padaria e Informática.
O empresário Paulo Cesar Santiago, fundador do Centro de capacitação, destaca que o acompanhamento junto aos assistidos vai além do aprendizado profissional, uma vez que trabalha, ainda, com as relações interpessoais e inteligência emocional.
“Nós ensinamos para os jovens tudo que eles precisam saber para inserir no mercado de trabalho: princípios éticos, princípios morais, orientação de postura na entrevista de emprego. Após o curso concluído, ainda temos a central de empregos, que recruta os alunos para as empresas da cidade”, comenta.
“Temos muito interesse de expandir o número de alunos formados para 2 mil por ano, e ajudar a fazer a juventude de Montes Claros melhor. Para que a gente posso ter menos presídios, menos vulnerabilidade social, e que possamos fazer o resgate da dignada humana”, diz Paulo.
Para oferecer os cursos e acompanhamentos aos jovens, o Sistema Divina Providência conta com a mobilização da sociedade civil, bem como das empresas e instituições públicas e privadas. A arrecadação feita por meio do Fia é uma maneira de arcar com os custos mensais. “É muito importante que a sociedade esteja engajada. Como por exemplo, o Fia, recurso que a pessoa não paga absolutamente nada para ajudar, basta destinar o imposto para as instituições da cidade. A luta nesse campo é enorme, porque falta dinheiro para tudo: água, luz, insumos, pagamento dos profissionais que dão aula. Esse trabalho de captação de recursos é muito grande”, conta o empresário.
“Eu, como contadora e voluntária, vejo a necessidade de fazer esse trabalho para conseguir aumentar a arrecadação para o Conselho e, consequentemente, ser destinada à associação. Uma vez que essa doação consegue custear boa parte das despesas. O contribuinte pode ir até a sede do Sistema Divina Providência, para fazer sua declaração, e será instruído de como poderá fazer a doação e se poderá fazer”, finalizou Sarah.
O sistema Divina Providência funciona na Avenida mestra Fininha, nº 2.409, bairro Morada do Sol. Para mais informações sobre doações, ligue no número (38) 984245046. Para saber dos cursos oferecidos, ligue o telefone (38) 30826868.
Compartilhe: