Higienizar as mãos de forma correta ajuda a prevenir várias doenças oportunistas e que causam infecções que podem inclusive levar à morte. Muitas infecções associadas à atenção à saúde estão entre os eventos mais frequentes que ocorrem na prestação de serviços de saúde.
Chamar a atenção dos profissionais, especialmente da assistência, sobre a higienização correta das mãos faz parte de uma campanha interna que o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Dilson Godinho (HDG) está desenvolvendo durante essa semana entre os seus profissionais.
E nesta sexta-feira, 05 de maio, data dedicada ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, o SCIH reforça ainda mais o lema “Salve Vidas – Higienize suas Mãos”, cuidados necessários para uma melhor assistência aos nossos usuários.
Trata-se de uma campanha mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cujo tema este ano é: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde e construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade.”, reforçam a OMS e a OPAS.
De acordo com a Enfermeira do SCIH, Carolliny Faria, a campanha está acontecendo em Montes Claros e também nas unidades de extensão do HDG, em Pirapora (Nefrologia) e em Salinas (Nefrologia e Oncologia).
A Enfermeira explica que a conscientização da forma correta da higienização das mãos é uma constante dentro do HDG, inclusive com placas fixas que dispõe sobre a higienização nos lavatórios, capacitações, orientações e campanhas internas nos setores.
“É importante e digno o propósito que essa semana de conscientização representa ao sistema de saúde, trazendo como foco central a higiene das mãos para a segurança dos pacientes. Trabalhamos com o cuidado em saúde para milhares de pessoas e devemos ser diariamente vigilantes. Importante pontuar que levamos esta campanha para as nossas unidades de Salinas e Pirapora, que possuem membros da CCIH que representam nossas ações preventivas, como esse momento importante, que é a comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos”, destacou a enfermeira do SCIH.
OMS e OPAS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as infecções, muitas das quais são causadas por organismos multirresistentes, prejudicam pacientes, visitantes e profissionais de saúde e representam um fardo para os sistemas de saúde.
Ainda de acordo com a OMS, prevenir uma infecção e sua propagação pode ter enormes benefícios para reduzir o sofrimento humano e a perda de vidas.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida a todos a aderirem na campanha Salve Vidas: Higienize suas mãos. A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta durante a prestação de atenção à saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US $ 16,5 em despesas de atenção à saúde para cada dólar (US$) investido.
Compartilhe: