Ana Paula Paixão
Na Semana do Livro Infantil, a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) reuniu a imprensa do Norte de Minas Gerais na manhã da última quarta-feira, 19, para anunciar a distribuição do livro “Darcy Ribeiro – o homem e suas peles” para bibliotecas públicas de escolas e instituições de ensino de pesquisa.
De acordo com o reitor Wagner de Paulo Santiago, a iniciativa é uma maneira de ressaltar a importância de Darcy Ribeiro. “É uma obra importantíssima, que é um resgate de Darcy Ribeiro. Nosso campo sede, por exemplo, leva o nome de Darci Ribeiro e a população de Montes Claros, da região, do Brasil, do mundo, ganha com essa obra que é magnífica. Diante disso, vamos doar exemplares para as escolas públicas”, disse o reitor Wagner Santiago.
A obra, editado pelo professor Antônio Dimas Cardoso com organização do professor João Batista Almeida Costa, resgata a trajetória de Darcy Ribeiro, com uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores que estudaram a vida e obra do intelectual e escritor. Viabilizada pela Editora Unimontes, o conteúdo conta com 212 páginas e teve investimento de recursos públicos.
Na oportunidade do encontro com a imprensa, Maria Ribeiro, jornalista e sobrinha neta de Darcy Ribeiro, representando a família do homenageado, agradeceu a homenagem e falou da importância e contribuição do intelectual.
“A gente começa pelo próprio nome do campus que é Darcy Ribeiro. A gente vê várias homenagens de Darci pelo mundo. Mas ter uma homenagem como essa, que é um livro que vai ser disponibilizado para que as pessoas conheçam quem foi Darci em todos os seus fazimentos, é um jeito excepcional de imortalizar a memória dele e de Montes Claros, a cidade onde ele nasceu e que reconheceu o grande gênio que ele foi com todas as suas peles”, elogiou a jornalista.
A distribuição da edição especial, em capa dura, iniciou em outubro do ano passado. De acordo com a assessoria de imprensa da Unimontes, foram impressas 1.000 unidades na primeira tiragem. Já a segunda remessa está em fase de planejamento.
Quem foi Darcy Ribeiro?
Considerado um dos principais intelectuais do Brasil, Darcy Ribeiro foi antropólogo, escritor, político e sociólogo brasileiro. Norte-mineiro nascido em Montes Claros em 26 de outubro de 1922, o intelectual estudou na faculdade de Ciências Sociais no Brasil, a Escola de Sociologia e Política de São Paulo, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). Darcy Ribeiro formou-se antropólogo em 1946 e, entre 1947 e 1956, trabalhou para o Serviço de Proteção ao Índio (Fundação Nacional de Apoio ao Índio – Funai).
Já na área política, na década de 1960, iniciou sua trajetória quando fez parte do governo do presidente João Goulart, à frente dos ministérios da Casa Civil e, em seguida, da Educação, sendo no período deste último, participando da fundação da Universidade de Brasília (UnB).
No ano de 1964, período da ditadura civil-militar no Brasil, Darcy Ribeiro foi preso e exilado, passando a residir no país vizinho Uruguai. O seu retorno ao Brasil ocorreu em 1976 durante o processo de anistia aos presos políticos da nação brasileira.
Compartilhe: