O ano de 2022 foi bem desafiador para a economia, 71% das empresas não atingiram suas metas de vendas, de acordo com dados da Fundação Dom Cabral. Daí o lançamento do Programa Gestão Comercial: Design de Estrutura e Prospecção, nos dias 6 e 7 de julho, em Montes Claros. O objetivo é capacitar e desenvolver dirigentes, gestores e profissionais de marketing e de vendas para atuarem em seus segmentos de forma estruturada e estratégica, a fim de prepararem seus times para alcançar estas metas.
Ricardo Pimenta é sócio fundador da Pimenta & Associados, empresa Associada à FDC, cujo objetivo é oferecer soluções educacionais para executivos e organizações do Norte de Minas e dos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Ele analisa que “diversos fatores externos contribuíram com este percentual tão elevado. Mas dois fatores foram relevantes para o não atingimento das metas: a ausência de processos de vendas bem definidos e o treinamento ineficiente da equipe de vendas”.
Após a análise desses dados surge um grande questionamento: O que fazer para mudar este cenário? “Uma solução indiscutivelmente eficiente é a capacitação dos executivos e gestores para atuarem com mais estratégia na área comercial e consequentemente desenvolverem seu time para alcançar essas metas. E é este exatamente o conteúdo relevante do programa Gestão Comercial: Design de Estrutura e Prospecção, da Fundação Dom Cabral” pontua.
Em formato intensivo e presencial, o Programa terá aulas presenciais, imersivas e com práticas sobre maturidade de mercado e de gestão; desenho da estrutura da força de vendas; cultura de força de vendas: políticas, processos e indicadores; ferramentas e práticas de gerenciamento comercial e gestão da carteira de clientes por Curva ABC. A pesquisa sobre o panorama de vendas do Brasil realizada pela RD Station aponta que 67% das empresas que possuem uma área comercial bem estruturada com processos bem definidos tem alta performance; 93% dos profissionais da área de vendas concordaram que bons resultados dependem de um processo de vendas bem estruturado. “Esses dados, além de nos ajudarem a refletir sobre os cenários internos e externos, reforçam a relevância do Gestão Comercial, que possui um conteúdo totalmente voltado para estrutura, processos, estratégia e performance”.
O Programa será ministrado pelo Professor Eduardo Andrade, que vai mostrar as variáveis que afetam os resultados da operação de vendas. “Vamos propor um conjunto de ações de intervenção (suportadas em conceitos, recursos, técnicas e ferramentas) de melhorias do negócio”, explica. “Esta será uma excelente oportunidade para os participantes que desejam trocar experiências e estabelecer conexões valiosas com dirigentes e executivos de empresas de diversos segmentos”.
A Fundação Dom Cabral é a 9ª melhor escola de educação executiva do mundo. Para saber mais e se inscrever, acesse fdc.pimentaeassociados.com.br ou entre em contato: 38 9 9959 9293/ 31 9 9700 1633. “Aprender com a Fundação Dom Cabral a como intervir na área comercial de forma segura e estruturada, alavancando os resultados financeiros da empresa é uma grande oportunidade”, completa Ricardo.
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