O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai passar por mudanças. Em março de 2022, o Ministério da Educação (MEC) apresentou oficialmente o Novo Enem. A prova será alterada para se adequar à reforma do Ensino Médio e está prevista para ser aplicada a partir de 2024.
Mas o que é exatamente o Novo Enem? Como serão as provas nos próximos anos? Tire a seguir essas e outras dúvidas sobre o exame.
O que é o Novo Enem?
O Novo Enem é um novo formato do exame que é aplicado atualmente para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e usado como uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior do País.
O novo modelo de prova será adaptado à reforma do Ensino Médio, que começou a ser implementada desde 2022 em escolas brasileiras.
Por que o Enem vai mudar?
O Enem passará por mudanças para se adequar à reforma do Ensino Médio. Nos novos currículos escolares do Ensino Médio brasileiro, parte das aulas é igual para todos os alunos e previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a outra parte, os próprios estudantes escolhem um itinerário formativo para se aprofundar nos conteúdos que têm maior interesse.
Há itinerários nas quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Matemática) ou um Ensino Técnico. Mas as opções variam de acordo com a capacidade de cada escola ou rede de ensino para ofertar os itinerários.
Leia mais: 7 coisas que mudam com o Novo Ensino Médio
O que vai mudar no Enem?
O Novo Enem será composto por duas provas e continuará sendo aplicado em dois dias. Na primeira prova, os candidatos responderão questões interdisciplinares comuns a todos os participantes. Essas perguntas serão direcionadas pela BNCC e o foco maior será em Língua Portuguesa e Matemática. No mesmo dia, os estudantes também farão uma redação.
Já a segunda prova será com base na formação específica que o estudante escolheu no Ensino Médio. No momento da inscrição no Enem, o candidato poderá escolher a prova direcionada a um de quatro blocos. São eles:
Bloco 1: Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Bloco 2: Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Bloco 3: Matemática e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Bloco 4: Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Como serão as provas?
O Novo Enem, além das questões de múltipla escolha, terá questões discursivas, ou seja, aquelas em que os candidatos precisam responder por extenso. Segundo o MEC, as questões de inglês também serão integradas com outras áreas do conhecimento. Uma questão de história, por exemplo, pode ter o texto de apoio escrito em inglês.
1ª prova do Novo Enem: contará com questões com base na BNCC, com ênfase em Português e Matemática, além da redação;
2ª prova: terá questões conforme o bloco de áreas do conhecimento escolhido pelo candidato na inscrição.
Consequências da mudança
Com o Novo Enem, é esperado que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também passem por atualizações, já que todos esses programas utilizam a nota do Enem como forma de seleção para instituições de Ensino Superior no Brasil.
Em relação ao Sisu, que oferece vagas em instituições de ensino públicas, as universidades terão que escolher quais áreas do conhecimento serão cobradas para concorrer em cada um dos cursos. Além disso, o candidato só poderá escolher cursos que estejam relacionados ao bloco específico optado para a prova do Enem.
Compartilhe: