Repórter Larissa Durães
Nesta manhã de quinta-feira (23), no Lar São Vicente de Paulo, Lar Betânia em Montes Claros, o Rotary Club de Montes Claros Leste, doou dois monitores da marca mindray, com as mais avançadas e inovadoras tecnologias, oferecendo uma medição precisa e estável, com parâmetros essenciais, facilitando assim a assistência e consequentemente a qualidade de vida aos mais de 130 idosos residentes do asilo. A aquisição veio de grande parte da renda do último Baile da Felicidade.
“Apesar da parceria há quase 30 anos, o Lar São Vicente de Paulo sempre foi administrado e conduzido pelos vicentinos. Procuramos tão-somente dar nossa contribuição. Bom mesmo seria se não tivéssemos necessidade de ter instituições de longa permanência, os antigos asilos; que cada família tivesse condições de cuidar bem dos seus idosos. Entretanto, a prática é bem diferente. Faltam, especialmente, políticas públicas que deem dignidade ao envelhecer”, pontuou a presidente Felicidade Tupinambá.
No evento, estavam presentes a presidente do Rotary Club de Montes Claros Leste, Felicidade Tupinambá; o presidente do Asilo, César Ramos de Andrade; Cleyton Cruz, presidente dos Artistas Plásticos de Montes Claros; a Governadora Assistente, Suely Furtado; o ex. Governador do Rotary Club de Montes Claros, Alexandre Pires; a médica Fabiana Ferreira Vieira Amorim; a Gerente e Assistente Social, Aniely Costa Silva. Assim como vários membros do Rotary Club Leste de Montes Claros, alguns residentes do Asilo e tantos outros convidados.
O atual presidente do Asilo, César Ramos de Andrade, ressaltou mais uma vez a importância da parceria que o Rotary Leste tem desempenhado ao longo dos últimos anos na instituição e aproveitou para pedir que outras instituições façam o mesmo já que a demanda para acolhimento de mais idosos é enorme. “Temos 130 abrigados e uma fila de mais de 250 idosos precisando do nosso acolhimento”, pontuou o presidente. “A chegada deste aparelho veio só para somar, pois, é mais um instrumento que vai nos auxiliares na prestação de serviço de qualidade, para melhoria da qualidade de vida desses idosos que estão acolhidos conosco”, ressalta. Para o presidente, tudo que pode somar para a melhoria da saúde de cada um deles, sempre é muito importante.
A instituição São Vicente de Paula, hoje é uma das instituições, “se não, a maior do Brasil, uma das maiores do país”, explica o presidente da instituição. Que explica também que a instituição possui um médico contratado, que presta serviço duas vezes por semana, além de um enfermeiro, como um dos responsáveis técnicos. “Mesmo assim, o manejo do aparelho, vai ser feito por um endócrino, claro, com a parceria e acompanhamento do nosso enfermeiro profissional”, informa Andrade.
A doação acontece no Dia do Rotariano. “Nada como comemorar a data prestando serviços” enfatizou a presidente do Rotary Leste, a jornalista Felicidade.
“Parabenizo meus colegas rotarianas e rotarianos que hoje comparecem aqui, para celebrar o seu dia do rotariano, 23 de fevereiro, comemorando com uma justa doação de equipamentos para o Lar São Vicente de Paulo/Lar Betânia, onde o Rotary Leste tem se prontificado como um grande timoneiro e abertura de oportunidades para essa instituição de idosos aqui de Montes Claros. Quero cumprimentar de maneira especial, Feli, presidente do Rotary Leste, mas também todas as meninas que se juntam nesse objetivo de contribuírem para uma melhor situação para os nossos idosos”, disse o ex. Governador do Rotary Club de Montes Claros, Alexandre Pires.
Para bancar as obras assistenciais que o clube realiza na cidade e, especialmente no Lar São Vicente de Paulo, o Rotary Club de Montes Claros Leste tem-se valido de suas promoções sociais. A mais importante delas é o Baile da Felicidade que existe há 22 anos e já faz parte do calendário social da cidade. Nele é realizado um leilão de obras de arte doadas pela Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros e cuja renda ajuda os rotarianos a continuarem a missão de servir.
“Os monitores ora doados já existem nos principais hospitais da cidade e, sem dúvida, irá melhorar e agilizar sobremaneira os cuidados com a assistência que é prestada aos idosos” – afirmou a Dra. Fabiana Ferreira Vieira Amorim, que é médica responsável pelo Pronto Socorro do Hospital Dilson Godinho e é também rotariana. Para a doutora, a doação nasce depois de verificarem a necessidade de diminuir o número de tempo dos funcionários do asilo, já que teve uma diminuição muito grande com a questão da Covid-19, “e para não impactar a questão da assistência ao paciente, verificamos que no nosso hospital, estes aparelhos diminuem muito o tempo de pegar os dados vitais do paciente. Isso significa, que em vez de sair procurando o oxímetro, o termómetro, o monitor, o aparelho de pressão, pois, ele possui tudo, está tudo acoplado em um só aparelho, que é esse monitor de múltiplo parâmetro, portátil. Então, com ele, pode ir de leito em leito e pegar os dados vitais de cada paciente como a frequência cardíaca, a frequência respiratória, a saturação, a pressão, se precisar, a monitorização. Sendo assim agiliza mais o atendimento ao paciente, podendo salvar a sua vida”, destaca a médica.
Quem acredita na eficácia destes aparelhos é a residente do Asilo, Magali Marise de Jesus Pereira, de 73 anos que vive no asilo há quatro anos. “Esse aparelho doado pelo Rotary é de muita utilidade porque os idosos aqui necessitam de uma coisa assim, que possa prestar um socorro na hora ou possa indicar que é preciso chamar o SAMU, pra um especialista vim olhar, qualquer coisa assim”, acredita a idosa, que acrescenta. “Quando vai acionar o SAMU, já pode informar como o idoso está, o que ele está sentindo, porque o idoso, ele tem presa. E ele precisa do diagnóstico rápido, quanto mais abreviar aquele tratamento dele melhor é, porque pode ser uma coisa cardíaca. Por isso, esses aparelhos têm muita utilidade para cá, principalmente para os acamados”. Magali, reconhecendo a utilidade, agradece. “Quero agradecer ao Rotary, por essa boa vontade, eu estou muito feliz”, finaliza com um sorriso largo, a idosa.
Entre as obras mais relevantes realizadas pelo Rotary Leste no Lar São Vicente de Paulo
Destacam-se, a construção do Pavilhão Nossa Senhora da Rosa Mística com 20 apartamentos, uma sala de fisioterapia com capacidade para 750 sessões/mês, a reforma e equipamento da lavanderia Jean Harris, toda automatizada e com capacidade para lavar até 100 quilos de roupas por vez, a revitalização da área de copa e cozinha, além de melhoramentos, tais como: pequenas reformas, manutenção de camas e cadeiras de roda, muro, extintores, 50 mil em créditos de energia para abatimentos em faturas da Cemig, entre outros.
Compartilhe: