O novo arcebispo de Montes Claros, dom José Carlos de Souza Campos, tomou posse neste domingo, dia 19 de fevereiro de 2023, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em Montes Claros. A transmissão foi acompanhada, ao vivo, pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Montes Claros ou da Catedral, a partir das 17h, que iniciou com o Programa “Especial dom José Carlos”.
A Arquidiocese de Montes Claros se preparou, com muita alegria e expectativa, para a posse canônica do seu Quarto Arcebispo Metropolitano. Para monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano de Montes Claros, este momento é importante e significativo para toda Igreja no Norte de Minas.
O Sacerdote ainda destaca: “Naturalmente, este memorando será também ocasião para expressarmos nossa unidade e comunhão eclesial com o novo arcebispo, no espírito da sinodalidade tão apontada pelo Papa Francisco como uma das principais prioridades da Igreja.”
Neste domingo, as Celebrações Eucarísticas e da Palavra em Montes Claros foram concentradas na parte da manhã, em todas as Paróquias e Comunidades, a fim de que os padres, diáconos, agentes de pastoral, leigos e leigas pudessem se fazer presentes na posse canônica. Seguindo a mesma orientação para as paróquias e comunidades das outras cidades que compõem a Arquidiocese de Montes Claros.
Os eventos paroquiais ou arquidiocesanos previstos para acontecer no referido final de semana – por estar em período de Carnaval – encerraram suas atividades ao meio dia do domingo (19 de fevereiro) e, aquelas que foram o caso, serão reiniciadas na segunda-feira (dia 20).
A Arquidiocese também preparou a acolhida dos arcebispos, bispos, padres, familiares e amigos de dom José Carlos que chegaram à Montes Claros na sexta-feira (17).
Estiveram presentes 19 arcebispos e bispos para a celebração da posse canônica de dom José Carlos. Entre eles, dom José Alberto Moura, segundo arcebispo de Montes Claros e atual arcebispo emérito, e dom João Justino, terceiro arcebispo de Montes Claros. Estes antecederam o episcopado de dom José Carlos.
Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Montes Claros, dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, e o padre Patrick Samuel Batista, secretário-executivo de Campanhas da CNBB.
Também presentes estavam o arcebispo de Vitória – ES, dom Dario Campos, OFM, e dom Dorival Souza Barreto Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador – BH e bispo filho do clero diocesano de Montes Claros.
O clero da Arquidiocese de Montes Claros, religiosos e religiosas, agentes de pastorais, movimentos e grupos arquidiocesanos, autoridades públicas e políticas de Montes Claros e região também estavam na celebração.
Para a posse vieram caravanas de Itaúna/MG, cidade natal do arcebispo eleito, de Divinópolis e das 68 paróquias da Arquidiocese de Montes Claros, o que compreendeu 40 municípios. Além de muitos fiéis montes-clarenses.
Compartilhe: