No último domingo, 15 de janeiro, aconteceu no bairro Renascença em Montes Claros, uma ação social do projeto “Casa Vida”.que tem como objetivo prestar assistência para pessoas carentes. O mestre de cerimônias Carlos Henrique foi o idealizador do evento em parceria com o Hospital da Visão do Norte de Minas que atendeu cerca de 100 para realização de exames oftalmológicos.
O evento aconteceu das 08h às 12 horas e teve como público alvo moradores do bairro Renascença e adjacências. Segundo Carlos Henrique, “o objetivo da ação foi aproximar as pessoas mais carentes dos programas e benefícios de saúde. Eu tenho uma relação muito aberta com as pessoas da comunidade e essa ação é gratuita para fazer uma triagem e ver se ele tem algum problema na visão. Conversando com as pessoas, percebemos que muitas delas têm problemas no olho, mas não sabem o que é” pontuou.
Ivanilde Lima Lopes, de 49 anos, foi até o local fazer a triagem, há três anos ela não realizava exames de vista. “Fui diagnosticada com astigmatismo e mais outra coisa que não me lembro. Tenho glaucoma e pretendo continuar o tratamento, essas ações são muito importantes principalmente para as pessoas carentes que não conseguem pagar pelos exames”, comenta.
O casal Maria Lisana de Oliveira e Venceslau José da Cruz, foram até o local com a expectativa de fazer os exames. “Estávamos precisando, Carlos Henrique postou no grupo e de imediato já quis vim pois quero saber se tenho alguma coisa, essas ações assim são muitos boas, estou aguardando chegar a minha vez”, disse Lisana.
As pessoas que fizeram a triagem e foram diagnosticadas com algum problema recebem um desconto para continuar o tratamento no Hospital. A enfermeira Núbia Caroline Freitas pontuou que na ação foi possível detectar problemas refrativos e estimativa do grau. “Se for diagnosticado no exame que a pessoa tem algum erro refrativo, é feito um encaminhamento para marcar a consulta com o médico, em alguns casos com o especialista.” A enfermeira chamou atenção para o fato de que algumas pessoas, inclusive crianças, foram detectadas com graus muito altos.
Carlos Henrique, que sempre está em busca de ações em prol da região do renascença, finalizou dizendo que outras ações estão sendo organizadas para o bairro, que carece de muito apoio e incentivo.
Compartilhe: