Foi publicado no Diário Oficial do Estado, deste sábado, 31 de dezembro, a nomeação de Wagner de Paulo Santiago para o cargo de Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e de Dalton Caldeira Rocha como Vice-reitor da instituição de ensino.
Tanto Wagner quanto Dalton estavam em segundo lugar na lista tríplice que foi enviada para o Governador de Minas, Romeu Zema, que é o responsável por escolher os novos dirigentes da universidade. Na eleição que ocorreu no mês de novembro, Antônio Avilmar obteve 50,07% do votos; Wagner de Paulo Santiago 34,28% e Geélisson Ferreira da Silva 15,66%.
Já para o cargo de vice-reitor, a professora Helena Amália Papa teve 49,04%; o professor Dalton Caldeira Rocha, 31,11% e o professor Danilo Fernando Macedo Narciso, 19,85%.
Ao todo, estiveram aptas a participar do processo eleitoral cerca de 14 mil pessoas, incluindo 954 professores efetivos e designados, 1.419 servidores técnico-administrativos efetivos e comissionados e 11,63 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu, de educação profissional de nível técnico e tecnólogos, presenciais e a distância.
Em entrevista ao Portal WebTempo, Wagner destacou que a principal prioridade da gestão dele, será colocar a Unimontes no lugar de destaque que ela esteve e que merece estar. O novo reitor também pontuou problemas enfrentados pela instituição de ensino.
“São muitos os problemas enfrentados atualmente pela universidade, mas acredito que o principal seja o de retomar o papel de destaque que a Unimontes teve. Para tanto, precisaremos da união de todos para fazermos uma gestão eficiente e eficaz e que traga orgulho para toda comunidade acadêmica”, enfatiza.
Ao ser questionado do fato de ter sido nomeado sem ter ganhado no processo democrático de votação, Wagner é direto na resposta. “Aconteceu agora o semelhante a 2014, quando disputei a eleição para reitor, fiquei em primeiro lugar e o governador nomeou o segundo colocado. Na realidade o processo democrático foi respeitado, uma vez que está sendo obedecida a lei, que faculta ao governador a escolha”.
Na manhã deste sábado, Antônio Avilmar, que esteve como Reitor da Unimontes no últimos quatro anos, divulgou uma nota agradecendo o apoio que recebeu das pessoas na eleição interna e das diversas entidades que se manifestaram em favor dele.
“Acredito que, como sertanejos, não podemos desistir. Sem autonomia política, administrativa e econômica, só nos resta a autonomia intelectual, cultural e artística que continuam alimentando nossos sonhos e fazendo o Norte de Minas este pedaço de Sertão tão bonito. Sigamos com Coragem e Força. Gratidão”, diz a nota.
Compartilhe: