DECEMBER 9, 2022


Humberto Souto toma vacina contra a Covid-19 e diz que é para encorajar mais pessoas a se imunizarem

Chefe do executivo replicou o exemplo de líderes mundiais e se vacinou na manhã desta quarta-feira (20), em casa

Humberto-Souto-vacinando

Prefeito recebeu a primeira dose na casa dele/ Foto: Solon Queiroz

O prefeito Humberto Souto (Cidadania) replicou o exemplo de alguns líderes de governo no mundo e também se vacinou contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira (20), em casa. Desde o início da pandemia, ainda em março de 2020, o chefe do executivo municipal está em isolamento rigoroso.

A iniciativa de tomar a vacina, mesmo não estando dentro do grupo prioritário para a primeira etapa de vacinação, faz parte do lançamento oficial da Campanha Vacinação contra o Coronavírus em Montes Claros. Durante coletiva de imprensa, Souto afirmou que a ideia é mostrar para as pessoas a necessidade de imunização e encorajar a população a se vacinarem, principalmente os idosos, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

“Achei a sugestão boa, já que tenho 86 anos de idade e estou em reclusão há 10 meses, para dar exemplo, mostrar as pessoas de que efetivamente a vacina é necessária e a única salvação que nós temos. Foi aprovada pela Anvisa, uma entidade séria, sem influência política, que testou e garantiu que os brasileiros pudessem tomar de forma emergencial. Eu acredito que tomando a vacina, poderia convencer as pessoas que ainda têm dúvida, de que realmente devemos recebê-la para o bem da nossa saúde. Não há razão maior do que essa: ‘o prefeito de 86 anos vacinou, porque eu não vou vacinar?’”, esclareceu.

A técnica de enfermagem Maria Rosimar Soares Ferreira foi a primeira profissional de saúde de Montes Claros a ser vacinada/ Foto: Solon Queiroz

Além do prefeito, também foi vacinada a técnica de enfermagem Maria Rosimar Soares Ferreira, que tem 23 anos anos de profissão e atualmente trabalha no Pronto-socorro do Hospital Municipal Alpheu de Quadros. Ela foi a primeira profissional da saúde em Montes Claros a receber a vacina.

“Eu me senti abraçada, depois de 10 meses, hoje eu recebi um abraço tão forte, tão caloroso, que é só Deus para saber, é muita gratidão e esperança. No momento, não sei definir o que estou sentindo. Ainda estou sentido o calor do abraço que eu recebi na ponta da agulha. Eu não tenho medo de cuidar. Meu psicológico está arrebentado, como de todos, mas vou voltar a trabalhar mais esperançosa”, diz emocionada.

Ainda durante o lançamento da campanha, Souto também alertou sobre a continuação das medidas sanitárias. “É preciso ficar bem claro à população que isso é o início apenas. Nada de relaxamento, precisamos continuar mantendo o isolamento, uso de máscaras e álcool em gel, lavar as mãos… Ainda há uma série de negociações, importações de insumos. Mas acredito que o foto de iniciar o processo no Brasil, você obriga até o governo federal a buscar soluções imediatas, onde elas estejam. Infelizmente começaram a politizar o uso da vacina. O que dificulta o processo, mas temos que acreditar que vai dar certo. É algo que não é imediato. E quando chegar a vacina em dose maior, toda a população irá recebê-las”.

A secretária de saúde, Dulce Pimenta, explicou sobre a dinâmica de vacinação dos contemplados na 1ª fase.”Montes Claros tinha o público-alvo, nessa primeira etapa, de 21 mil pessoas. Como são duas doses, precisaríamos de 42 mil doses para imunizá-los. Devido ao quantitativo que o ministério da saúde conseguiu, não tem como imunizar todos os profissionais de saúde. Portanto, nesse primeiro momento, serão priorizados aqueles profissionais que estão na linha de frente da Covid-19. As 9.348 doses que o município recebeu será para a primeira aplicação, e o estado vai mandar a mesma quantia para a segunda dose. Elas já estão reservadas”, explica.

Secretária de saúde, Dulce Pimenta, explicou sobre a dinâmica de vacinação dos contemplados na 1ª fase/ Foto: Solon Queiroz

As primeiras doses da Coronavac chegaram à cidade na manhã desta terça-feira (19), quando dois idosos do Asilo São Vicente de Paula foram os primeiros norte-mineiros a se imunizarem.

Assim como Humberto Souto, várias autoridades nacionais e internacionais se propuseram a receber a vacina para incentivar a adesão de mais pessoas. Ao contrário do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), que ainda não demonstrou interesse na dose do medicamento, nomes conhecidos no meio político e social entraram “na onda da vacinação”. De dezembro de 2020, à janeiro de 2021, participaram das campanhas o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, de 61 anos; o presidente eleito, Joe Biden (Democrata), de 78 anos, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris (Democrata), de 56; a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, de 94, e o príncipe Phillip, com 99 anos.

Compartilhe: