Discutir temas e políticas públicas que promovam e potencializem o desenvolvimento regional. Esse é o objetivo do debate público, que será realizado nesta quinta-feira (08/12), em Montes Claros, Norte de Minas. A iniciativa, coordenada pelo deputado federal Paulo Guedes (PT/MG), visa à participação da sociedade, por meio de órgãos e entidades representativas, no debate sobre os desafios do próximo governo do presidente Lula para o enfrentamento das desigualdades regionais que impedem o desenvolvimento dos municípios localizados no semiárido mineiro, especialmente no Norte e Noroeste de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Integrante do Grupo Técnico de Desenvolvimento Regional do Gabinete de Transição Governamental, o deputado Paulo Guedes explica que a equipe está trabalhando intensamente para finalizar os relatórios para o novo governo e que as sugestões apresentadas no debate desta quinta-feira serão levadas para o núcleo do Desenvolvimento Regional.
Dentre as instituições convidadas para a reunião estão a Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams); Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams); Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Banco do Nordeste; além de prefeitos e vereadores.
O objetivo deste trabalho é explorar iniciativas do governo federal para o desenvolvimento regional. “Minas Gerais tem desigualdades sociais e econômicas históricas. É necessário que haja um olhar especial para as regiões Norte e Noroeste de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, que têm grandes potencialidades de desenvolvimento, mas que não contam com os investimentos capazes de transformar essa realidade”, disse o parlamentar ao citar o relatório do Tribunal de Contas da União – TCU, que aponta que a atual Política Nacional de Desenvolvimento Regional não propicia redução das desigualdades entre regiões mais pobres e mais ricas do país, apesar do grande volume de recursos destinados. “O detalhe que mais chama atenção é que 80% dos recursos empregados vão para municípios com alto nível de desenvolvimento socioeconômico”, denunciou Paulo Guedes.
Segundo o parlamentar, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é uma das principais pastas responsáveis pela condução de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento das regiões mais pobres. Em Minas Gerais, o problema está na falta de investimentos em obras estruturantes capazes de transformar a realidade das cidades que estão no semiárido ou no chamado polígono da seca. “Isso precisa mudar!”, afirma o deputado.
O debate público será realizado nesta quinta-feira (dia 05), às 15h, no auditório do Cimams, na rua Tapajós, 441 – Melo, em Montes Claros.
Compartilhe: