DECEMBER 9, 2022


Escola de São João do Paraíso é reconhecida como Amiga do Meio Ambiente 

Instituição integrou programa de educação sanitária e ambiental desenvolvido pela Copasa  

Escola é reconhecida como Amiga do Meio Ambiente _ Programa Chuá Socioambiental (3)

Foto: Copasa/Divulgação

A Escola Municipal Elza Mendes Lucas, de São João do Paraíso, recebeu no dia 06 de dezembro o selo de Escola Amiga do Meio Ambiente, como reconhecimento pela participação da comunidade escolar nas ações ambientais desenvolvidas pelo Programa Chuá Socioambiental em 2022. Promovida pela Copasa, a iniciativa tem o objetivo de despertar a consciência ambiental e fomentar a sustentabilidade nos estudantes.  

Colaboradores da companhia, integrantes do Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA) do município, membros da diretoria escolar, alunos, professores e representantes da secretaria municipal de educação estiveram presentes na cerimônia, que marcou o encerramento das ações desenvolvidas no decorrer do ano. 

A solenidade de entrega do selo contou com a explanação das atividades realizadas pelo programa na escola e apresentação do coral formado pelos alunos, que entoaram canções voltadas para a preservação ambiental. Na ocasião, a instituição foi presenteada com lixeiras ecológicas produzidas pela equipe socioambiental da Copasa.  

Entusiasmada com o resultado das ações, Valentina Teixeira, aluna do 5º ano do ensino fundamental ressaltou que o programa foi maravilhoso, atuando para sensibilizar os colegas sobre a importância do cuidado com a água e o meio ambiente para as atuais e futuras gerações.  

Para a diretora Fabíola Pena, foi um prazer acolher o Chuá, pois todos na escola ficaram encantados com o interesse das crianças pelas atividades ambientais propostas. “Essa iniciativa da Copasa mostra que, por meio das boas práticas, todos podem fazer a diferença em prol da preservação ambiental”, concluiu. 

Atividades  

No período entre maio e dezembro, dentro da programação do Chuá Socioambiental, 350 alunos foram envolvidos em diversas atividades educativas, tais como diálogos interativos sobre saneamento, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável. Eles participaram também do Circuito do Saneamento, com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), reservatórios e áreas verdes do município.  

Durante esse tempo também foi realizada a gincana socioambiental, com etapas relacionadas à reflexão e ao cuidado com o meio ambiente, entre elas a feira do desapego, feira verde, campanhas de arrecadação de lacres de alumínio e de óleo de cozinha usado e a oficina Você Repórter. 

De acordo com a assistente comercial da Copasa, Vaguimar Ribeiro, responsável pelo desenvolvimento do programa no município, a iniciativa promoveu um intercâmbio de ações de preservação com o meio ambiente, sensibilizando as crianças a mudarem suas atividades diárias, tornando-as mais sustentáveis, assumindo o protagonismo na proteção do nosso planeta. “O incentivo para a concretização dessas mudanças de atitudes no dia a dia se deu com o reconhecimento da instituição como Escola Amiga do Meio Ambiente, por meio do selo entregue pela Copasa. 

Sobre o programa  

Criado em 2017, o Chuá Socioambiental amplia a consciência ambiental dos alunos e forma cidadãos comprometidos com os valores ecológicos por meio das práticas de educação ambiental. 

O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 

O programa também está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento. 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência