DECEMBER 9, 2022


Começa instalação de Ecopontos para a destinação de resíduos eletroeletrônicos em 62 municípios do Norte de Minas

Todo o resíduo coletado nos mais de 120 Ecopontos espalhados na região será armazenado na Central de Logística Reversa de Montes Claros

WhatsApp Image 2022-11-23 at 12.46.00

Foto: Divulgação

Começou na última semana as inaugurações dos Ecopontos para o depósito adequado de resíduos eletroeletrônicos em 62 municípios do Norte de Minas.

Todo o resíduo coletado nos mais de 120 Ecopontos espalhados na região será armazenado na Central de Logística Reversa de Montes Claros, que foi inaugurada este ano, pelo Codanorte, ABREE e Ministério do Meio Ambiente.

Entre novembro e dezembro estão sendo instalados ecopontos em Monte Azul, Cristália, Catuti, Capitão Enéas, Nova Porteirinha, Josenópolis, Padre Carvalho, Grão Mogol, Botumirim e Francisco Sá, o que garante avanços na questão ambiental dos respectivos municípios. Esses resíduos serão reinseridos na cadeia produtiva e, os que não tem valor agregado, terão a destinação final adequada; o cronograma de instalação no restante das cidades está sendo montado.

Desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a principal preocupação dos empresários e do poder público passou a ser o cumprimento da Logística Reversa de alguns produtos.
Pela Lei, a Logística Reversa é um “Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

A Legislação obriga fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes de produtos e o poder público a promover a Logística reversa, que consiste no descarte correto e reciclagem dos seus itens, resíduos e embalagens. A prerrogativa tenta reverter um número preocupante: 1,5 milhão de toneladas de resíduos eletrônico são produzidas no Brasil a cada ano, segundo estimativa da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace), do World Resources Institute (EUA), e apenas 3% desse material é coletado e destinado adequadamente.

“Nós organizamos toda a logística de recolha e destinação dos Ecopontos, fiscalizamos se estão de acordo com as normas ambientais, e damos orientações a respeito da instalação. Com isso, o Codanorte cumpre o seu papel de auxiliar e dar suporte técnico aos gestores municipais”, comentou o presidente e prefeito do Codanorte, Eduardo Rabelo.

Patrícia Mendes, gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, explica como funciona o processo da Logística Reversa. Após os resíduos chegarem na Central, é feita triagem, depois, os materiais são desmontados e separados entre vidros, plástico e metais. Isso evita que mais matéria-prima seja retirada da natureza. Essas peças que foram separadas serão transformadas em um novo produto. Isso tem impactos positivos tanto no meio ambiente, como na economia”.

Vale ressaltar que a população de Montes Claros e região também pode entregar por conta própria os eletroeletrônicos na Central de Logística Reversa, situada na Av. Gov. Magalhães Pinto, 2529 – Alcides Rabelo, em Montes Claros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência