Um policial federal foi preso nesta quinta-feira, 17 de novembro, durante a realização da operação Glyphosate de combate a fraudes na liberação de financiamentos do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que está sendo realizada pela Polícia Federal.
Até o momento já foram realizados 38 mandados judiciais de sequestro de bens e valores; 35 determinações de intimação e indiciamento e 13 mandados de busca e apreensão. Além de Montes Claros, a operação está sendo realizada nas cidades de Uberaba, Virgem da Lapa, Belo Horizonte e em Caldas Novas, no estado de Goiás.
De acordo com a Polícia Federal, a maioria das fraudes aconteceram em Montes Claros e foram descobertas a partir de investigações de possíveis irregularidades na liberação do programa, que tem seus recursos liberados pelo governo federal com uma taxa de juros abaixo do mercado.
Ainda segundo a PF, a fraude aconteceu com a participação de gerentes do Banco de Brasil, que liberaram cerca de 200 milhões em empréstimos do programa para empresários, profissionais liberais e até servidores públicos.
Eles captavam valores que deviam ser direcionados para a plantação de eucalipto e, contrariando as regras do financiamento e a vedação legal, desviavam o recurso aplicando em outros investimentos e bens, inclusive utilizando laranjas para ocultar a origem do dinheiro.
Além dos crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, a PF apura também o crime de falsificação de documento e inserção de dados falsos em sistemas de informações.
O nome da operação, Glyphosate, remete à fórmula molecular do herbicida utilizado no controle de plantas daninhas em plantios de eucalipto.
Compartilhe: