DECEMBER 9, 2022


Colégio desenvolve projeto de educação financeira

Na segunda fase os alunos venderam produtos para os colegas da escola no momento do intervalo

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Foto: Divulgação

“O projeto “Educação Financeira” instiga os alunos a buscarem soluções para resolverem problemas do cotidiano, de maneira prática, significativa e prazerosa”, explica, a coordenadora pedagógica do Colégio Adventista de Montes Claros, Luciana Fonseca Caetano.

“No decorrer do bimestre é estudado o Sistema Monetário, onde os alunos são levados ao um Supermercado, para realização de compras dentro de um valor estipulado. Durante as compras precisam fazer contas, pois as compras não podem ultrapassar o valor” relata Luciana.

A coordenadora explica ainda que no dia estipulado é realizada a Feira do aluno empreendedor, que é quando os alunos trazem alimentos diversos e/ou objetos,produtos para a venda. 

Luciana afirma que tanto os objetos como os alimentos vêm devidamente embalados e etiquetados (preço do produto) para vender para os colegas e funcionários da escola.  

“São utilizadas cédulas e moedas de valor real para que os alunos façam suas comprase deem o troco. Os próprios alunos fazem as contas no momento da compra e venda dos alimentos e objetos. Os alunos são comerciantes e consumidores na realização das atividades” sublinha a coordenadora. 

Conceitos 

Para a professora Maria Rodrigues Luiz, do 2º ano, as aulas de educação financeira ensinam aos alunos alugunsconceitos básicos relevantes, como por  exemplo, orçamento, juros, investimento, impostos dentre outros.

“O “Mercadinho” instiga o aluno a buscar soluções para resolver problemas do cotidiano, de maneira lúdica e significativa”, sintetiza a professora.

Jociele Lopes da Silva Durães, professora do 2° ano, afirma que trabalhar esse projetocom os alunos foi uma experiência ímpar. Para ela, é relevante estudar o sistema monetário, ensinar que ele é medido, como utilizar o dinheiro que circula no país e conhecer outros tipos de moedas existentes.

“Após a teoria, proporcionar a prática para as crianças foi algo enrrequicedor, pois ao perceber a alegria no rosto de cada crianças em comprovar o que estudaram foi muito significativo”, relata Jociele. 

Alunos desafiados

O diretor do Colégio Adventista, prof. Risher Domingues, explica que já faz parte da proposta de ensino trabalhar matemática de forma dinâmica e incentivando nos alunos o empreededorismo.

Risher salienta que como forma de estender e tornar ainda mais atrativo o projeto, o mesmo foi dividido em três fases.

“Logo na primeira fase foi apresentado pelas professoras o projeto para os alunos e estes foram incentivados atraves de simulações de abertura de empresas, compra e venda de vários produtos.

Na segunda fase os alunos venderam produtos para os colegas da escola no momento do intervalo. Na terceira fase, elesforam levados para um supermercado, e lá precisaram fazer uma compra com 15 reais,obedecendo as seguintes regras: não poderiam fazer calculos com calculadora. Não comprar o mesmo produto, e não poderia sobrar troco, dando assim funcionalidade a matemática em um local que é do coditiano de todos”, relata o diretor.

Prof. Risher Domingues, destaca a importância do projeto, uma vez que “os alunos criam a percepção do quanto a matemática é importante. Assim, elespercebem a necessidade de ter a matemática no cotidiano, e que tudo tem um valor”.

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