DECEMBER 9, 2022


SAMU realiza treinamento para profissionais da Educação e da Saúde, em Taiobeiras e Salinas

Cerca de 300 profissionais da educação infantil das escolas públicas e particulares participaram

346bfa81-46d3-4be8-8452-2e5bdeb8274a

Foto: ASCOM/SAMU

O Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte realizou treinamentos nos municípios de Taiobeiras e Salinas, nos dias 24 e 25 de setembro. Professores, monitores, diretores e equipe administrativa das escolas receberam orientações teóricas e práticas sobre primeiros socorros, parada cardiorrespiratória, vítimas de engasgo, convulsão, entre outros.

Em Taiobeiras o público alvo foram os profissionais da educação infantil do município. Foram abordados temas voltados para atender a Lei Federal nº 13.722/18, que homenageia Lucas Bigalli, um menino de 10 anos que morreu devido a um sufocamento mecânico por alimento em um passeio escolar.

A Secretária de Educação de Taiobeiras, Sandra Marques, destacou que o curso possibilitará que o servidor trabalhe mais seguro caso ocorra algum incidente e a família estará mais tranquila ao deixar seu filho na escola. “Ter uma equipe do SAMU Macro Norte instruindo os servidores da educação não acontece todo dia e a gente sabe que são pessoas preparadas para estarem treinando os profissionais”, destacou Sandra enfatizando que a iniciativa vai ajudar a salvar vidas.

“Lá, temos os berçários com bebês que tomam a mamadeira, crianças que se alimentam, e como ficam o dia todo na creche ansiamos por este curso para aprender a lidar. Pois, muitas vezes, enfrentamos esses casos devido a eles não mastigarem direito”, disse Gilzete Alves que é vice-diretora de uma creche que atende crianças entre sete meses e cinco anos.

“Realizamos o treinamento para cerca de 300 profissionais da educação infantil das escolas públicas e particulares do município, momento em foram trabalhados aspectos relacionados à prevenção de eventos clínicos e traumáticos e os primeiros socorros baseados na Lei Lucas, que exige a capacitação de profissionais da educação que identifiquem e possam atender algum tipo de emergência no ambiente escolar”, disse o coordenador do NEP Ubiratam Correia.

Os instrutores do Núcleo de Educação do SAMU compartilharam o seu conhecimento também com as equipes do Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santanna de Salinas. Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem receberam um treinamento voltado para o ambiente hospitalar. Além da teoria, os profissionais puderam praticar através de simulações em manequins. O coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Almeida agradeceu pela capacitação e ressaltou a importância dos ensinamentos: “Vai trazer melhoria na assistência não só dos pacientes de Salinas, mas de sua microrregião”, finalizou.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência