Clubes de Desbravadores de aproximadamente 30 cidades do Norte e Noroeste de Minas Gerais, participaram no final de semana em Montes Claros, da 4ª edição do Campori. O Campori de Desbravadores é o mesmo que um acampamento, e recebe juvenis e adolescentes para uma série de atividades de caráter social, esportivas, dinâmicas e espiritual.
O encontro reuniu 60 clubes e 1,5 mil desbravadores em um hotel fazenda. Nahiny Soares, faz parte do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do bairro Santa Rita. Relata que participar do Campori é a oportunidade de fazer novas amizades e fortalecer as já existentes. “Este é um momento aguardado por todo Desbravador”, declara.
Quem são os Desbravadores
São meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.
Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade, o colorido da energia juvenil.
Celebração
Segundo o pastor Sérgio Santos, líder dos Desbravadores para o território, este acampamento foi pensando a fim de homenagear e celebrar a perseverança de líderes e desbravadores que atravessaram a pandemia resilientes e mais fortes. Nos últimos dois anos, o número de clubes subiu de 85 para 100 apesar da pandemia.
“Eles foram perseverantes nos momentos mais difíceis e começaram se reinventar para continuar mantendo a chama dos desbravadores viva”, complementa.
Autoridades prestigiaram a abertura do evento que também contou com a presença do 55° Batalhão do Exército de Montes Claros.
Compartilhe: