DECEMBER 9, 2022


Cuidado integral a pacientes com câncer : Associação Presente inaugura o 1º Centro de Cuidados Paliativos de Minas

A inauguração será realizada na sede da Associação Presente

WhatsApp Image 2022-08-24 at 10.53.30 AM (1)

Foto: Associação Presente/Arquivo Pessoal

Nesta quinta-feira (25), a Associação Presente – Padre Tiãozinho inaugura o Hospice Jesuína Rosa Silva, o Centro de Cuidados Paliativos tem como filosofia oferecer cuidado integral a pacientes que estão com câncer avançado ou que ameaça a continuidade da vida. 

Nesse sentido, trata-se de uma unidade de internação e ambulatorial, que conta com uma equipe multiprofissional, especializada no controle da dor, assim como sintomas sociais, emocionais e espirituais, promovendo alívio profundo do sofrimento para o paciente e sua família.

A construção do Hospice só foi possível através de doações da comunidade e do fomento de projetos públicos e privados no decorrer destes 4 anos. A inauguração do Centro de Cuidados Paliativos será realizada na sede da Associação Presente, localizada na Rua Maria Fernanda Freitas de Jesus Cordeiro, 242, bairro Canelas. 

A solenidade para abertura do Centro de Cuidados Paliativos, cuja pedra fundamental foi lançada em 24 de fevereiro de 2018, traz muita expectativa para todos que colaboraram com a obra. A Dra. Priscila Miranda Soares, oncologista e presidente da Associação Presente, comentou a importância  do Centro. “A inauguração do Hospice é um presente para Montes Claros, porque ele tem um alcance gigantesco no alívio de sofrimento humano para as pessoas que estão com uma doença avançada, pois é um espaço que traz dignidade e respeito para esses pacientes, ou seja, eles terão paz para fazer a passagem com a melhor assistência e acolhimento possível para que não tenham sofrimento. Dessa forma, trazendo uma mudança na vida das pessoas, visto que, todos nós vamos lidar com a morte, e queremos que esse dia seja um que vale a pena viver”, finaliza. 

A estrutura conta com 6 quartos e 12 leitos, todos com banheiros acessíveis, varanda, sala de convivência, fisioterapia, consultório médico e odontológico, almoxarifado, copa, rouparia, sala de espera e recepção, espaços para atividades manuais e socialização, como sala de artesanato e terapia ocupacional, além dos espaços de apoio como posto de enfermagem, apoio psicológico, nutricional, social e espiritual, sala de voluntários, dentre outros.

Conheça Jesuína Rosa Silva: a história que inspirou a construção do Centro de Cuidados Paliativos

Jesuína Rosa Silva enfrentou um câncer no ovário entre 2014 e 2017, nos três que lutava contra a doença a jovem recebia assistência e cuidados paliativos na Associação Presente. E nessa época contava que seu maior sonho era poder ver o mar. 

Durante os últimos meses de vida, Jesuína mantinha suas forças para continuar lutando contra a doença, por sua trajetória de batalhadora, a jovem participou de uma reportagem contando sobre sua história com a patologia e o seu desejo de visitar o mar. Muitos moradores locais ficaram comovidos com os relatos e resolveram ajudá-la.

Em dezembro de 2016, ela foi presenteada com passagens e hospedagem para Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro, acompanhada por uma profissional da Associação Presente. O primeiro contato com o mar foi na Praia do Forte, além de realizar seu sonho, ela fez passeios pelos principais pontos turísticos da região.

Contudo, depois que realizou seu maior desejo, Jesuína faleceu dois meses depois. Por isso, a Associação Presente homenageia uma das assistidas da instituição que recebeu do diagnóstico do câncer até o seu falecimento, a melhor qualidade de vida possível.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência